Mais de cem pessoas recebem certificados do Pronatec em Sena Madureira

Pessoas de todas as idades foram inseridas nos cursos e certificadas pelo Pronatec (Foto: Maurício Cunha)
Pessoas de todas as idades foram inseridas nos cursos e certificadas pelo Pronatec (Foto: Maurício Cunha)

Sena Madureira comemorou na noite desta segunda-feira, 28, a entrega de certificados para 120 beneficiados pelos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no auditório da Escola Estadual Dom Júlio Matiolli. O Instituto Socioeducativo (ISE) estendeu as vagas disponibilizadas pelo governo federal ao sistema para a população, a fim de prevenir a violência nos bairros e ampliar o acesso à profissionalização no local.

Desde o ano passado, a ideia de capacitar não somente os adolescentes em medidas socioeducativas como também a comunidade em que esses jovens estão inseridos tem sido transformadora, comenta o presidente do ISE, Leonardo Carvalho. “Também contemplamos a família dos meninos e meninas que cometeram algum ato infracional. Isso reduz as chances de eles voltarem para o sistema. Trata-se de um esforço que começou na gestão do Henrique Corinto e dos governos estadual e federal”, declara.

Por meio da parceria entre o ISE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a comunidade de Sena Madureira tem se fortalecido com a profissionalização. Os cursos encerrados nesta segunda-feira foram: Manicure, Depiladora, Montador e Reparador de Computadores, Pintor Industrial e Encanador Hidráulico, com carga horária de 160h, e Instalador e Reparador de Redes de Computadores, com 200h.

De acordo com a coordenadora do Pronatec no ISE naquele município, Regiane Amaral, as mulheres se destacaram na capacitação marcando forte presença nos cursos de Pintor Industrial e Encanador Hidráulico, geralmente procurados por homens. “Apesar de não termos grandes empresas, essa profissionalização poderá incentivá-los a abrirem um pequeno negócio. Todos estão muito animados, porque isso é a realização de um sonho”, aponta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter