novos investimentos

Mais de 80 equipamentos médico-hospitalares são entregues para unidade mista de Assis Brasil

Camas hospitalares, estetoscópios, respiradores para pacientes com Covid-19 e um aporte R$ 120 mil  para os abrigos de imigrantes foram entregues pelo governo do Estado, nesta sexta-feira

De ascendência croata, Yasnaia Poliana Gvozdanovic da Silva se mudou de Rondônia para Assis Brasil há dez anos, para terminar um trabalho de conclusão de curso sobre a leishmaniose, a popular “ferida braba”, bastante comum na região. Nunca mais voltou e hoje é uma das duas biomédicas do município, localizado a 310 quilômetros de Rio Branco, na fronteira com a cidade de Iñapary, no Peru.

Vice-governador, Major Rocha, com o prefeito de Assis Brasil, Antonio Barbosa de Souza, e secretários de Estado e servidores da Unidade Mista de Saúde do município; mais de 80 itens, entre macas e instrumentos, foram entregues pelo governo do estado Foto: Odair Leal/Secom

Nesta sexta-feira, 14, ela e os colegas de trabalho chegaram cedo à Unidade Mista de Saúde da cidade, juntando-se à equipe plantonista que já estava lá, para participar da cerimônia de entrega de novos equipamentos e insumos.

Numa de suas maiores ações de valorização da Saúde na região do Alto Acre, o Governo do Estado do Acre entregou, nesta sexta, 14, pelo menos 84 equipamentos médico-hospitalares, entre camas para pacientes, mesas de cabeceira, escadinhas de dois degraus, suportes de macas fixas, esfigmomanômetros (aparelhos para aferir pressão arterial), laringoscópicos e respiradores portáteis para pacientes com Covid-19.

Yasnaia Poliana Gvozdanovic, biomédica da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil, diz que valorização dos servidores foi uma das melhores ações do governo Gladson Cameli Foto: Odair Leal/Secom

O vice-governador, Major Rocha, participou da cerimônia ao lado de Marília Carvalho, assessora do Centro de Operações para Emergências Covid-19, que representou o secretário de Saúde do Estado do Acre, Alysson Bestene.

“Viemos entregar esses equipamentos, mas também agradecer a todos os nossos servidores da Saúde pelo esforço, pelo empenho, pela dedicação com que vêm cuidando das pessoas, nesta pandemia de Covid-19”, acenou Rocha, diante de enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, técnicos de laboratórios e gestores da Saúde em Assis Brasil.

Vice-governador, Major Rocha, representou o governador Gladson Cameli numa série de ações no município de Assis Brasil, nesta sexta-feira, 14 Foto: Odair Leal/Secom

Para o vice-governador, o setor no estado tem muito o que avançar. “Estamos ainda atravessando momentos difíceis. Mas numa comparação [da situação da pandemia] com outros estados, passamos a ter os menores índices de óbitos e ações muito bem elaboradas para conter o avanço da doença”.

Vice-governador Major Rocha com a equipe de governo e funcionários da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil; entrega de equipamentos vai melhorar o atendimento em saúde no município Foto: Odair Leal/Secom

“Venho aqui em nome do governador Gladson Cameli trazer o seu abraço a esse povo querido de Assis Brasil e falar também que não temos dúvidas de que isso tudo se deve ao trabalho de cada um de vocês, os nossos servidores da Saúde”, completou Major Rocha, ao lado do prefeito de Assis Brasil, Antonio Barbosa de Souza, o Zum, e de secretários estaduais e municipais de várias outras pastas.

Além dos novos investimentos na Saúde, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), deixou em Assis Brasil um aporte de R$ 120 mil para a manutenção dos abrigos dos imigrantes que desde fevereiro esperam o Peru abrir suas fronteiras para prosseguirem viagem pelo continente em direção oposta, quando vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Equipe de governo com o vice-governador Major Rocha, com Francisco Rocha, diretor da Unidade Mista (primeiro da esquerda para a direita) e o prefeito Zum, de Assis Brasil, à direita Foto: Odair Leal/Secom

O prefeito Zum reconhece que os novos equipamentos para a reestruturação da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil é uma das melhores ações já empreendidas pelo estado em favor dos profissionais de Saúde do município e agradeceu ao governo Gladson Cameli.

“Nós temos ainda algumas dificuldades em vários segmentos da administração pública, mas posso afirmar que estamos sendo atendidos com muita presteza, em todas as ações desse novo governo. Seja nos ajudando com o abrigo, seja valorizando os nossos trabalhadores. E nós, da gestão municipal de Assis Brasil, somos muito gratos por isso”, ressaltou Antonio Barbosa Zum.

Vice-governador, Major Rocha, representou o governador Gladson Cameli numa série de ações no município de Assis Brasil, nesta sexta-feira, 14 Foto: Odair Leal/Secom

Entre os equipamentos que foram entregues à Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil estão 14 camas Fowler, 11 mesas de cabeceira, 10 escadas de dois degraus, 14 suportes de maca fixa, um aspirador de secreções, 15 esfigmomanômetros, 2 otoscópios, 10 estetoscópios, 2 laringoscópicos, 5 hampers e mais um respirador portátil para pacientes com Covid-19, somando-se a um  aparelho já entregue.

Marília Carvalho, que representou o secretário de Saúde Alysson Bestene, disse que o reaparelhamento da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil é uma das ações da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), de reconhecimento das necessidades dos servidores da pasta. “Esse é um compromisso do nosso secretário Alysson Bestene, que se preocupa em atender às demandas de todas as comunidades, como desejam o governador Gladson Cameli e o nosso vice-governador Major Rocha”, pontuou a representante da Sesacre.

Equipamento comprado na gestão Gladson permite rapidez nos exames

Yasnaia Poliana Gvozdanovic, biomédica da Unidade Mista, com o técnico Mateus Barroso e a colega também biomédica Veronice das Neves; ao lado de Yasnaia, a máquina recém-comprada pelo governo Foto: Odair Leal/Secom

Uma máquina bioquímica automatizada CB 350i produz, hoje, na Unidade Mista de Saúde, cerca de 30 exames clínicos por dia. O equipamento reduziu o tempo de entrega de exames de sangue, por exemplo, de dois ou três dias, para questão de horas, já que o trabalho não é mais manual.

“Agora, exames para verificar o estado de saúde de grávidas, por exemplo, cuja referência para esse público é o Centro de Saúde Bela Vista, podem ser produzidos no curto espaço de tempo”, diz a biomédica Veronice das Neves.

Além disso, outro centro de saúde que se beneficia do equipamento, adquirido no início de julho último, é Gildo Ferreira, de referência a pacientes com Covid-19 no município.

Servidores dizem que governo Gladson Cameli restituiu-lhes a dignidade

Funcionários da Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil, durante solenidade de entrega de equipamentos; valorização do novo governo Gladson Cameli é consenso entre trabalhadores Foto: Odair Leal/Secom

Um das características que mais marcaram as vidas dos servidores da Saúde estadual em Assis Brasil foi a valorização empreendida pelo governo Gladson Cameli. Para a biomédica que abre esta reportagem, o toque de Midas aconteceu quando o Governo do Estado retornou com a gratificação por insalubridade da Covid-19.Yasnaia Poliana Gvozdanovic lembra que o governador Gladson Cameli resgatou a dignidade tomada pelo governo anterior, ao recordar-se, por exemplo, que naquela época ela teve os ganhos extra-salários cortados e o salário parcelado.

“Foram dias terríveis. E quem nunca quis ser valorizado? Nós merecemos, e isso vem acontecendo. Além da gratificação em cima do salário, nos meus dez anos que estou aqui, também nunca tinha visto um mobiliário como esse aos nosso pacientes”, comemora Gvozdanovic.

Unidade Mista de Saúde de Assis Brasil, onde foi feita a entrega de equipamentos para melhorar o atendimento em saúde no município Foto: Odair Leal/Secom

Ela e Veronice das Neves, esta última contratada pela Prefeitura de Assis Brasil, são as duas únicas biomédicas da cidade, responsáveis pelo laboratório de análises clínicas da unidade mista.

Para o coordenador da Unidade Mista de Saúde, Francisco Rocha, não há precedentes na história da Saúde de Assis Brasil quando o assunto é autoestima dos servidores da pasta. “Sem dúvidas, estamos vivendo tempos muito favoráveis com relação à valorização de nosso pessoal. A gente vê perfeitamente o contentamento de todos, e isso reflete no bom atendimento ao cidadão que precisa da gente”, afirma o gestor.