Em Rio Branco, mais de 500 famílias são beneficiadas com a entrega de títulos definitivos de propriedade

Moradora do bairro Novo Horizonte, em Rio Branco, há aproximadamente 30 anos, a aposentada Maria Analia Pinheiro, de 79 anos, finalmente tem em mãos seu título definitivo de propriedade. O convite para a entrega do documento foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), que fará a comemoração dos 510 títulos definitivos já entregues na quinta-feira, 29, com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli.

“Estou grata ao nosso governador, porque desde a época em que comprei este terreno, há trinta anos, somente agora eu tenho o documento que comprova que a propriedade é minha. Meu terreno agora tem seu valor e ficará de herança para os meus filhos”, disse a aposentada.

A aposentada é cadeirante e recebeu o título em mãos na sua própria residência.   Foto: Jean Lopes

Ao todo, estão sendo regularizados, nesta fase das ações da secretaria, cinco bairros que fazem parte das Zonas de Atendimento Prioritários (ZAPs): Palheiral, João Eduardo, Floresta Sul, Novo Horizonte e Parque do Palheiral.

Além de contribuir com a prefeitura municipal na gestão ambiental da cidade, por meio da identificação do titular de direito dos lotes, e regularização na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o governo possibilita a inclusão dessas famílias em programas de acesso a créditos para melhoramento de moradias.

“O título definitivo é como uma certidão de nascimento. Com ele, a pessoa passa a ter direito de investir em seu imóvel a partir, por exemplo, da aquisição de créditos e financiamentos, o que não é possível sem o documento. É nítida a alegria estampada no rosto dos beneficiários quando eles recebem o convite. Esta é nossa missão, nosso objetivo, contribuir com a vida das pessoas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre, Victor Bonecker.

O secretário fará a solenidade de comemoração de entrega dos títulos na quinta-feira, 29.    Foto: Jean Lopes

Segundo a diretora de Habitação da Sedur, Samara Raquel Damásio, todo o processo de emissão da documentação está sendo coordenado pela secretaria. “Equipes vão a campo, fazem o levantamento de áreas prioritárias, criam relatórios técnicos e sociais, identificando as pessoas de baixa renda e cedendo a ela a oportunidade de ter o título definitivo de sua propriedade. O processo ocorre de forma gratuita, sem qualquer custo ao beneficiário. No caso desses cinco bairros da região da Baixada, os títulos estão sendo entregues na Escola Marilda Gouveia Viana”, relata.

Ao todo 510 famílias foram beneficiadas com o título definitivo de suas propriedades.   Foto: Jean Lopes

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter