Mais de 30 mil alunos já foram beneficiados com atividades da Educação em Tempo Integral

Educação em Tempo Integral amplia o universo cultural e de lazer dos alunos (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Educação em Tempo Integral amplia o universo cultural e de lazer dos alunos (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

 

Aumentando o alcance e a qualidade do ensino público, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) desenvolve ações que buscam unir cada vez mais o ambiente escolar com o interesse dos alunos, por meio de atividades integradoras que desenvolvem a interação entre conhecimento escolar e lazer, como as ações da Educação em Tempo Integral, realizadas no Estado desde 2009.

Até 2012, mais de 30 mil alunos já foram atendidos pela ampliação da permanência estudantil, havendo um aumento de 110 % no atendimento que amplia o universo cultural dos estudantes, que também contribui para reduzir as desigualdades culturais, educacionais e sociais.

A Educação em Tempo Integral constitui uma carga horária extra em conjunto com as horas diárias previstas na oferta escolar, somando mais 15 horas às 20 horas semanais da jornada regular da escola. O principal objetivo destas horas extras é constituir um aprendizado que combine com os interesses pessoais dos alunos, forma comprovadamente mais eficaz para um aprendizado de qualidade.

 

Mais de 30 mil alunos já foram atendidos pela ampliação da permanência estudantil, havendo um aumento de 110 % no atendimento (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Mais de 30 mil alunos já foram atendidos pela ampliação da permanência estudantil, havendo um aumento de 110 % no atendimento (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

 

Um dos exemplos desenvolvidos em Rio Branco é o da Escola Maria Chalub Leite, com 275 alunos que participaram das ações no contraturno em 2012. A instituição desenvolveu, entre outras, atividades de capoeira, ciências, leitura, dança e futebol. “Estas opções permitem ao aluno desenvolver atividades dentro de áreas do seu próprio interesse”, disse a coordenadora de ensino da escola, Dulcilene de Souza Aguiar Ferreira.

De acordo com o secretário da SEE, Daniel Zen, “é necessário o estímulo ao ensino em tempo integral com práticas baseadas na cidadania aplicadas à escola. O tempo maior nas escolas, participando ativamente destes incentivos, contribui positivamente para diminuir a evasão escolar e aumentar o conhecimento prático dos estudantes”.

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