Agentes serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas comunidades e segmentos socias às quais pertence
Cidadãos engajados do município de Xapuri foram capacitados como agentes ambientais. Esses voluntários são membros de movimentos sociais, estudantes, gestores, funcionários públicos e produtores rurais que depois de 44 horas de formação e 12 horas de intervenções, sentem-se mais preparados para um trabalho para a restauração e conservação do título que o município recebe de princesinha do Acre.
O curso é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com o apoio do IMAC, a Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Xapuri e Corpo de Bombeiros. O município buscou a integração de ações para que a educação ambiental fosse intensificada.
Mais de 30 pessoas foram certificadas. A intenção é que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas comunidades e segmentos socias às quais pertencem. Foram tratadas as seguintes temáticas: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Política de Valorização do Ativo Ambiental, Legislação Ambiental, Queimadas e Unidades de Conservação.
"O meio ambiente precisa ser protegido como se fosse uma criança, para que possa crescer e tenha um belo futuro. A gente tem que começar corrigindo os vícios de casa, como um papelzinho que vai pro chão. Agora que eu tenho mais noção, eu posso encher o peito para dizer que sou um agente ambiental", afirmou Marcos Vinicius de Moraes.