O lançamento estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite realizou-se no último sábado, 8, em Capixaba, a 77 quilômetros de Rio Branco. O tema da campanha deste ano é “duas gotinhas salvam vidas, vacine seu filho contra a paralisia infantil”. A meta é vacinar mais de 72 mil crianças, o que corresponde a 100% de cobertura vacinal em todo o Estado.
O balanço do primeiro dia da campanha é positivo. No Acre, mais de 30% do público alvo (crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos) já foram imunizados no primeiro dia da campanha. O município do Jordão superou as expectativas, alcançando 98,09% de cobertura. Por outro lado, Porto Acre teve pouco mais de 6% de suas crianças vacinadas.
A expectativa é de que até o final da campanha a meta estipulada seja alcançada e, para isso, o governo do estado, em parceria com as prefeituras dos municípios, está com 1.500 profissionais, distribuídos em 305 postos de vacinação fixos e móveis. Além disso, foram disponibilizados carros, barcos, helicóptero e outros para levar a vacina às áreas de difícil acesso.
A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, alerta aos pais e responsáveis que não deixem de levar as crianças aos postos de vacinação e fiquem atentos ao prazo da campanha. “É muito importante também que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação da criança, para que os profissionais verifiquem se o esquema de vacinação está em dias, pois poderá receber a vacina faltosa juntamente com a dose de vacina contra a paralisia infantil”, diz a secretária, que ressalta ainda que a campanha se estenderá até o dia 21 de junho.