Mais de 20 mil moradores do Segundo Distrito começam o ano com água tratada na torneira

O governador Tião Viana, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, e equipe, ativaram o sistema do reservatório Santo Afonso, na quarta-feira, 4, momento inédito e que marca o início de novos dias para os moradores do segundo distrito.

Cerca de 20 mil moradores do Segundo Distrito começaram o ano com um bom motivo para comemorar: desde a quarta-feira, 4, eles estão com água tratada na torneira. Esse é o primeiro resultado da ativação do Reservatório Santo Afonso, iniciativa que faz parte da ampliação do sistema de abastecimento pelo Governo do Acre, através do Departamento de Pavimentação Saneamento (Depasa).

Inicialmente, cinco mil residências foram beneficiadas com a ativação do Reservatório. Mas a ampliação do sistema de água do bairro vai permitir o abastecimento de mais de 40 mil pessoas. Para isso, foram instaladas uma adutora de 3 mil metros e outra com de 10,7 mil metros, que interliga a ETA II e conduz água aos reservatórios Santo Afonso, com espaço para armazenar 4,5 milhões de litros, e Comara com 1 milhão de litros.

Segundo o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, todo o sistema esta sendo preparado para ter um aumento significativo na produção. “A ampliação do sistema dobrará a produção de água no Segundo Distrito, com isso os pontos críticos não terão mais problemas com a falta d’água”.

Para que toda a comunidade do Segundo Distrito seja atendida uma adequação da qualidade da água e sequência de testes estão sendo realizados para melhorar o funcionamento do reservatório, do bombeamento e das tubulações.

Por conta disso, o diretor-presidente do Depasa informou que os moradores, com ou sem o sistema hidrometrado, não terão o consumo de água tarifado nos próximos 30 dias. “Neste primeiro momento estamos em fase de reparos e testes. É normal que ocorram alguns vazamentos e que em algum momento a água chegue turva às torneiras. Então é justo que a tarifa de água não seja cobrada”.

Essas avaliações que facilitam a execução de reparos e resíduos do consumo de água dão o pontapé inicial para o abastecimento integral para todos os moradores do Segundo Distrito. “Estamos estabelecendo um prazo de 30 dias para que a equipe possa limpar e regularizar todo o sistema daquela região”.

Segundo ele, a próxima etapa para o Segundo Distrito será a execução das obras de esgotamento sanitário.

Saerb, do município para o Estado

Na quinta-feira, 5, o governador Tião Viana, o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o líder de governo na Aleac, deputado Moisés Diniz, e diretores da gestão municipal e estadual participaram da assinatura do decreto que passa o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) ao Estado.

Na ocasião, o governador ressaltou a importância do decreto para Rio Branco. “Essa transição será muito importante para a cidade, porque o sistema de saneamento precisa de grandes investimentos, a prefeitura não tinha recursos suficientes e o governo não podia fazer grandes investimentos com o sistema municipalizado”. Sobre a mudança, Tião Viana disse que “O interesse público está acima das vaidades e 2012 será o ano da Água, eu estou preparado para os desafios e para celebrar com a população todas as realizações.

Para o prefeito Raimundo Angelim, os investimentos vão garantir melhorias significativas para a população. “Isso significa mais qualidade de vida para a população acreana”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter