Mais de 15 mil propriedades rurais já foram cadastradas no Acre

Número de atendimento do CAR supera meta estipulada para este ano (Foto: Assessoria CAR)
Número de atendimento do CAR supera meta estipulada para este ano (Foto: Assessoria CAR)

O Cadastro Ambiental Rural do Acre (CAR) encerrou o mês de novembro com 15.177 cadastros registrados na base, superando a meta para 2014, de 13.500.

No Acre, cerca de 40 mil propriedades rurais devem aderir ao CAR, como única forma de garantir a legalidade ambiental do imóvel.

De acordo com o Novo Código Florestal Brasileiro, os produtores têm até o dia 6 de maio de 2015 para se cadastrar, mas esse prazo pode ser prorrogado por mais um ano.

O coordenador-geral do CAR, Edegard de Deus, explica que o cadastro é um registro público e obrigatório e que, para facilitar e garantir o cadastro dos pequenos produtores, o governo do estado conta com estrutura e apoio técnico, sem nenhum custo para o produtor.

“O governador Tião Viana não mediu esforços na implantação do CAR no Acre, principalmente no que se refere a garantir ao pequeno produtor um atendimento de qualidade e gratuito. Nós estamos trabalhando para atender a todos, e o nosso trabalho segue dentro do prazo estipulado por lei, podendo ser prorrogado por mais um ano”, esclarece.

Neste mês, o atendimento itinerante será suspenso por causa do período de chuvas, mas os escritórios fixos continuam atendendo normalmente.

O CAR dispõe de postos fixos de atendimento em Rio Branco, no Edifício Mudard, segundo andar, no Centro, e na Sala da Cidadania, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard, os produtores devem procurar a sede da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Em Brasileia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, o atendimento é realizado nos núcleos do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).