Mães doadoras de leite são homenageadas na Maternidade

A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil (Fotos: Junior Aguiar/Secom)
A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil (Fotos: Junior Aguiar/Secom)

“Quando nos tornamos mães, criamos um amor muito grande. Enquanto amamentava meu filho, pensava nas outras crianças que não podiam ser amamentadas, então decidi doar um pouco do meu leite. Se pudesse, daria de mamar no meu próprio peito.”

Foi assim que Mony Isabelly Lima, 24, descreveu a emoção de doar leite para alimentar bebês prematuros e de baixo peso que nascem na Maternidade Bárbara Heliodora. Desde o nascimento do filho Pedro Grabriel, que tem nove meses, ela faz doações regulares para o banco de leite da unidade.

A jovem foi uma das homenageadas na manhã desta terça-feira, 19, durante um café da manhã organizado pela coordenação do banco de leite da Maternidade, em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

“É uma forma de agradecer ao carinho e cuidado que essas mulheres têm com outros bebês, se dispondo doar um pouco do leite para outros recém-nascidos que não podem ser amamentados ao peito”, disse a responsável pelo banco de leite, Luana Abugoche.

A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil. Foi graças a doações que o bebê de Cássia Ramos, que nasceu prematuramente – seis meses de gestação -, pôde ser alimentado.

“Graças à solidariedade de outras mães, meu filho pôde ser amamentado e ficou muito bem, ganhou peso e hoje está forte e saudável”, disse Cássia, emocionada.

Banco de leite

Socorro Gonçalves foi a mãe que mais doou leite durante o ano de 2014 (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)
Socorro Gonçalves foi a mãe que mais doou leite durante o ano de 2014 (Fotos: Junior Aguiar/Sesacre)

O banco de leite da MBH funciona há 14 anos, 24 horas por dia, e tem como objetivo suprir a necessidade da unidade para bebês prematuros e de baixo peso. Em média, 10 bebês recebem leite doado por dia na maternidade.

A Maternidade disponibiliza um serviço grátis, por meio do número 0800-647 1060, para auxiliar mães com dificuldade na hora da amamentação e fazer o cadastro das que desejam ser doadoras.

Clube 2x mãe

A coordenação do banco de leite criou um grupo de whatsapp, intitulado “Clube 2x mãe”, no qual as doadoras interagem.

“É um espaço para tirar dúvidas sobre amamentação, doação de leite e assuntos da maternidade. O nome se deve ao fato de elas serem mães de seus filhos e um pouco mãe dos bebês que ajudam a amamentar, por meio de suas doações”, explicou Luana Abugoche.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest