Luzes do Palácio Rio Branco são apagadas na Hora do Planeta

Governador Tião Viana participou do momento simbólico liderado pelo WWF

governo_do_acre__participa_da_hora_do_planeta_3.jpg
governo_do_acre__participa_da_hora_do_planeta_5.jpg

Governador Tião Viana participou do momento simbólico liderado pelo WWF (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sábado, 20h30, milhares de pessoas em todo o planeta apagaram as luzes de suas casas, locais de trabalho e pontos turísticos, dando ao planeta 60 minutos sem lâmpadas acesas. O ato simbólico é um convite à reflexão do que pode ser feito para conservar o mundo. No Acre, o governo do Estado aderiu ao movimento liderado pela WWF e apagou as luzes do Palácio Rio Branco. As prefeituras de Rio Branco e Xapuri também participaram da iniciativa.

 “O mundo ganha no ato simbólico, no significado da preocupação com um planeta saudável, essa é  a ideia. São 60 minutos de escuridão que cada um contribui para que o planeta encontre a luz. Estamos precisando de uma luz no fim do túnel, questões como o aquecimento global estão aí e ainda não temos um compromisso robusto para frear esse processo. Outras questões também precisam ser combatidas de forma sólida, como a degradação das florestas, impactos na biodiversidade, as ameaças às espécies de vida no planeta”, disse o representante do WWF no Acre, Dande Tavares.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, lembrou as ações ambientais que o governo do Estado vem adotando e a política voltada para uma economia de baixo carbono e redução do desmatamento. “É possível garantir a preservação da floresta e dos recursos naturais e desenvolver as cidades, a economia. Cada um precisa fazer a sua parte: governos, empresas, cidadãos, para reparar os danos que a ação humana já causou e refletir sobre as atitudes que serão tomadas a partir de agora”, disse.

governo_do_acre__participa_da_hora_do_planeta_4.jpg

No Acre, o governo do Estado aderiu ao movimento liderado pela WWF e apagou as luzes do Palácio Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana lembrou que o meio ambiente precisa ser cuidado e que apagar as luzes por uma hora é um momento de consciência, de reflexão e de educação ambiental. Cada um pode fazer sua parte. “Pequenas atitudes também fazem diferença na hora de ajudar o planeta. Estamos no mês das águas, temos uma política ambiental de baixo carbono sendo implementada e uma preocupação extrema em preservar a nossa floresta, as nossas riquezas. É preciso ter freio e refletir. A natureza precisa ser cuidada.”

“O consumidor já está mais consciente e procura refletir sobre o que consome, como isso afeta o planeta. Tudo faz parte de um processo de educação ambiental, de formação de consciência. Dá tempo manter o planeta equilibrado para nós e para as gerações futuras”, disse o senador Jorge Viana, que também participou da iniciativa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter