Presidentes estão em reunião a portas fechadas no Palácio do Governo, em Lima
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Palácio do Governo do Peru com o presidente Alan García. Na agenda presidencial está a assinatura de um acordo que regulamenta algumas questões importantes para a integração entre os dois países. A visita presidencial é um desdobramento da agenda de García em Rio Branco, ocorrida em abril deste ano.
Lula e García estão em uma reunião a portas fechadas no Palácio do Governo. Segundo o embaixador do Brasil em Lima, Jorge Taunay, as questões que serão discutidas no encontro passam por importação e exportação de mercadorias, fluxo de turismo e a construção da hidrelétrica de Iñapari, na fronteira com o Acre.
Entre os pontos do acordo que será assinado por Lula e García está a criação de uma zona de integração na fronteira entre o Acre e Rondônia com o Peru, garantindo a desburocratização do trânsito de pessoas, mercadorias e de serviços. Uma espécie de identidade fronteiriça também deve ser criada para solucionar o livre trânsito de moradores da fronteira, que hoje, por lei, precisam fazer todo o processo legal de entrada e saída dos países caso atravessem a ponte que liga Assis Brasil e Iñapari, por exemplo.
Às 15 horas, Lula e García assinam acordos no Seminário Empresarial Brasil/Peru, no Swissotel, em Lima. Participam do evento 40 empresários acreanos que estão discutindo com o empresariado peruano o fortalecimento do comércio entre os dois países.
George Pinheiro, da Federação das Associações Comerciais do Estado do Acre (Federacre), palestrou para uma plateia de cerca de 100 participantes sobre os produtos que o Acre tem interesse em importar. "Esse comércio já é uma realidade, graças aos esforços do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, através do Edvaldo Magalhães. A partir do dia 18 de dezembro teremos voos regulares de carga com produtos que sairão de Pucalpa e serão comercializados em Cruzeiro do Sul com preços bem mais competitivos que os que chegam do Sul e Sudeste do Brasil. A população será a grande beneficiada", disse.
Nos primeiros voos serão transportadas 30 toneladas de produtos, entre frutas e verduras.
Saiba mais
Importação de produtos hortifruti é mais um passo na integração comercial entre o Acre e o Peru
Brasil e Peru assinam acordo para promover comércio