Última semana para as inscrições de projetos no edital dos Pontos de Cultura do Acre

Programa é voltado para entidades sem fins lucrativos que atuem na área artístico-cultural

As inscrições dos projetos para o edital de seleção dos Pontos de Cultura do Estado do Acre terminam nesta sexta-feira, 20. A edição estadual do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura tem como principal objetivo apoiar por meio de repasse de recursos financeiros projetos de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, que desenvolvam trabalhos na área artístico-cultural há pelo menos dois anos, contribuindo para a inclusão social e fortalecimento das identidades culturais acrianas.

Os pontos de cultura deverão funcionar como um instrumento de pulsão de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades do Estado, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnicos-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais. Desse modo, este Programa se transforma na grande ferramenta para o crescimento da cidadania cultural do Estado.

"Esse Programa pretende descentralizar, democratizar e ampliar os horizontes da cultura no nosso país. Serão 15 pontos de cultura no Acre integrados em rede que durante três anos receberão o montante de R$ 180 mil, sendo R$ 60 mil por ano. Isso significa pelo menos dois terços do orçamento destinado às prefeituras do Estado na área da cultura", comenta Karla Martins, chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura.

A mobilização da comunidade nos municípios para a divulgação e esclarecimentos sobre o edital foi feita através de uma caravana que percorreu os 22 municípios acrianos com recursos do Ministério da Cultura. O resultado da itinerância, segundo Karla, foi a  diversidade cultural de cada lugar, a riqueza e qualidade dos projetos propostos, assim como a necessidade da criação de um programa que pudesse fomentar uma rede de cultura acriana. Martins acredita que quando os Pontos de Cultura forem implantados vai ser possível fazer uma leitura mais específica sobre as associações, grupos e entidades em geral que desenvolvem projetos voltados à cultura no Estado.

"A caravana dos Pontos de Cultura permitiu abrir um diálogo com a comunidade que gerou um empoderamento e também ajudou a ampliar a visão do Governo sobre a dimensão de um Programa como este. Isso nos ajuda a ver como tem se desenvolvido a cultura do nosso Estado, quais as associações que acessam os mecanismos que o MINC oferece e qual a formação dessas pessoas enquanto agentes culturais. Todo esse processo que o edital dos Pontos de Cultura gerou foi muito rico e proveitoso. Foi um sucesso!", enfatiza Karla Martins.

O Programa Mais Cultura do Estado do Acre é uma parceria entre o Ministério da Cultura/Programa Cultura Viva e o Governo do Acre através da Fundação Elias Mansour. 

Serviço:

Fundação Elias Mansour – Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 – Segundo Distrito – Tel.: (68) 3223-9688. Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira das 8  ás 12 horas e das 14 às 18 horas. O edital pode ser encontrado na sede da Fundação Elias Mansour ou através do site www.fem.ac.gov.br/pontosdecultura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter