Obra reúne cerca de 800 reproduções de óleo sobre tela de um dos maiores impressionistas do Brasil
Considerado o ‘poeta das telas’, o artista plástico acreano Sansão Pereira, um dos maiores impressionistas do Brasil, lança o livro “A arte de Sansão C. Pereira”, neste sábado às 19 horas no Memorial dos Autonomistas. O lançamento com coquetel e sessão de autógrafos é uma realização do governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour.
O livro com cerca de 300 páginas, editado pela Luzes, traz textos do escritor, poeta e músico Ubirajara Carvalho da Cruz e Iracy Carise, presidente da Academia Brasileira de Belas Artes. A obra foi financiada com recursos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Marinha do Brasil. A temática “Amazônia no Acre”, traz apresentação do governador Tião Viana e reúne reproduções das obras: “Painel Alusivo à Revolução Acreana”, que figura no Palácio Rio Branco; “Fantasia Amazônica”, no Aeroporto Internacional de Rio Branco e “Gênese…e Deus criou a Luz”, este último no Altar-Mor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
“Sansão é um dos maiores expoentes da cultura acreana. A publicação de ‘A Arte de Sansão C. Pereira’, vem coroar, uma vez mais, a alta qualidade de seu ofício, ecoando nestas páginas, o merecido reconhecimento consagrado, através de prêmios e distinções especiais, recebidos nos diversos salões dos quais participou”, discorre o governador Tião Viana sobre o livro, salientando ainda que a obra de Sansão dignifica e enriquece a cultura acreana. “Para nós da floresta é sempre um encanto saber que, por meio de sua arte, podemos voar tão alto e para longe”.
Para Ubirajara Carvalho, “A arte de Sansão C. Pereira”, por sua forma e conteúdo, é possivelmente o maior livro de arte feito no Brasil, por reunir em suas páginas cerca de 800 reproduções de óleo sobre tela de um único artista. “Os estetas, certamente, serão os premiados com este mimo de beleza e de genialidade, apreciando formas e cores, em perspectivas que se desmancham com pinceladas sugestivas do impressionismo e de outros estilos que vão além do formalismo acadêmico universal da arte”, define Ubirajara.
Para ele a obra marcará presença no universo artístico “estou certo, também, que este livro é um precioso objeto que se destina às gerações futuras, na busca de novos conhecimentos e tendências, favorecendo a interpretação da forma e do conteúdo. Inebriar-se com as cores da existência se aplica à contemplação da arte e ao descortino dos arcanos da vida”.
O livro – “A Arte de Sansão C. Pereira” reúne 813 reproduções de telas e está dividido nas temáticas: Amazônia, Brasil e o Mundo; Acervo Artístico; Barcos e Marinheiros; Paisagens, Cesários e Igrejas; Flores e Natureza Morta e Expressões Humanas. Além de valorizar a arte nacional, a publicação serve como instrumento de pesquisa e de estudos para os interessados na área.
Sansão Pereira
Sansão Pereira, 87, é acreano, nascido no Seringal Capatará. Inspirado na beleza da Amazônia e do Brasil, Sansão Pereira logo se destacou no cenário nacional e internacional. Realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de diversas exposições individuais por todo o Brasil.
Assim, Sansão Pereira tem no seu currículo a realização de mais de 30 mil obras de arte. Seus quadros, suas pinturas e seus murais estão distribuídos por museus, pinacotecas, aeroportos, igrejas e coleções particulares. Seu trabalho tem uma característica tão especial que ultrapassa as fronteiras do seu país de origem, tornando-o um pintor universal.
Em seus mais 60 anos de carreira, recebeu expressivo número de medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais laureados do panorama da arte internacional.