Ligações clandestinas deixam moradores do bairro Vitória sem água

Moradores de invasão cortam o asfalto para fazer ligações clandestinas (Foto: Cedida)
Moradores de invasão cortam o asfalto para fazer ligações clandestinas (Foto: Cedida)

Na parte alta do bairro Vitória os moradores estavam sem água há muitos dias, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) não conseguia diagnosticar o problema, já que a água era bombeada normalmente.

Mas, há poucos dias, os próprios moradores conseguiram descobrir o motivo da falta d´água: várias ligações clandestinas foram realizadas para uma área de invasão do bairro.

Maria das Dores Gomes, líder comunitária, conta que as ligações eram feitas à noite. “Um dia desses vimos os moradores da invasão com picaretas cortando o asfalto e fazendo as ligações d’água”, relata.

Funcionários do Depasa foram até ao bairro conversar com os moradores e resolver o problema. Segundo Railson Correira, diretor de Produção e Abastecimento de Água, as ligações clandestinas diminuem a pressão na rede e impedem que a água chegue às moradias nas casas mais altas do bairro.

“Também observamos que os vazamentos são provocados pelas ligações malfeitas, deixando os canos expostos, e com a passagem dos carros, eles rompem. Mas estamos com uma equipe aqui, vamos consertar essas redes para evitar o desperdício e permitir que os moradores da invasão também recebam água, até que a prefeitura resolva a situação deles”, disse Railson.

Os usuários que identificaram vazamentos podem entrar em contato com o Depasa pelo telefone (068)3028-8080.