Em Mâncio Lima o governador lança o programa pela primeira vez. E Rodrigues Alves recebe ordens de serviço para avançar com a segunda etapa
O ano de 2011 chega ao fim e o programa Ruas do Povo continua a todo vapor, cumprindo o desafio de executar as obras de pavimentação em todas as ruas intrafegáveis do Estado, mesmo durante o período chuvoso. E para firmar esse compromisso, dois municípios do Acre – Mâncio Lima e Rodrigues Alves – receberão das mãos do governador as ordens de serviço para o início das obras que contemplam pavimentação, rede de água e drenagem.
Nesta segunda-feira, 19, o governador Tião Viana, juntamente com o diretor-presidente do Depasa, Gildo César, e equipe estarão realizando solenidade de lançamento do maior programa de pavimentação já realizado no Estado, o Ruas do Povo. Em Mâncio Lima o evento será realizado, no Casarão Céu, às 14h30. Todos os bairros serão contemplados. Com prefeitura, governo e comunidade trabalhando juntos, a meta é concluir todas as ruas numa etapa só, até o término de 2012.
Mâncio Lima é um município pequeno, porém suas ruas são extensas. Assim sendo, para finalizar o projeto de pavimentação no município, trinta e quatro ruas foram licitadas. Compreende-se que, com todas essas vias concluídas, os moradores do município darão adeus ao sofrimento de inverno a verão.
“É um momento muito importante para melhorias em infraestrutura da cidade, que, além de melhorar a qualidade de vida da população, beneficia diretamente cada comunidade. A parceria com o governo é de extrema importância, pois a prefeitura sozinha não é capaz de realizar um programa com altos investimentos, como esse”, afirmou o prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha.
De acordo com o presidente do Depasa, Gildo César, a região do Juruá está recebendo o programa Ruas do Povo de forma mais consolidada. “Já temos a realização da primeira etapa em Rodrigues Alves, que se inicia agora com o segundo ciclo de investimentos do governo do Estado, um investimento maior que pretende concluir toda a pavimentação urbana da região”, disse.
O presidente destaca também que o Ruas do Povo, além de ter um caráter urbanístico, é um programa que contempla e garante que as pessoas possam ter qualidade e condições melhores de vida. “Esse programa alavanca a economia de cada município, gerando trabalho, renda e novas oportunidades para os moradores beneficiados. O governo do Estado foi muito feliz nesse processo, porque entendeu que o momento era propício para se voltar ao povo, atendendo suas principais necessidades. Eu considero o maior programa de pavimentação já realizado na sua proporcionalidade, algo que tem um investimento significativo. Estamos sendo inovadores na intenção de fazer, já que a execução do programa começou com investimentos próprios”, completou.
Rodrigues Alves promete ser um dos primeiros municípios a ter suas ruas completamente pavimentadas pelo programa
Rodrigues Alves está vivendo um novo momento. Com a primeira etapa do programa concluída no dia 29 de outubro de 2011, o governo do Estado anuncia a segunda fase do programa nesta segunda-feira, 19, no Parque Municipal, às 16 horas. A solenidade de lançamento e assinatura de contratos autoriza a execução das obras em dezesseis ruas. Entre as vias a serem pavimentadas estão listadas as mais extensas: Avenidas Sete de Setembro e Ernesto Geisel, e as ruas Juruá e Feijó.
Antes da intervenção do Ruas do Povo no município, os moradores não acreditavam que suas ruas fossem de fato ser contempladas. Hoje a população espera confiante pela ação pública, que promete acabar com o sofrimento do povo, não só melhorando o acesso, mas também regularizando os problemas com a distribuição de água.
O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Hermício de Freitas, o “Burica”, destacou sua felicidade com o bom o resultado do programa, graças à parceria do governo. “Nós concluímos a primeira fase do programa Ruas do Povo no município. E só tenho a agradecer pela grande parceria do governo do Estado, por meio do Depasa. Este programa é muito importante para a comunidade, pois atende as principais necessidades do município. A pavimentação e a implantação da rede de água são importantes para o povo, pois representam o fim do isolamento, acabam com a lama e até melhoram a saúde do povo. Essa união é importante para o município. Com esse trabalho, quem ganha é o povo. E o povo está muito feliz com essa ação. E se tudo der certo, o nosso município será o primeiro a ter 100% das ruas concluídas.”
Com quase quatro quilômetros de ruas concluídos na primeira fase, Rodrigues Alves dá início ao pacote de obras da segunda etapa em mais dezesseis ruas, distribuídas em todos os bairros. O investimento total das obras do programa no município conta com cerca de R$ 6 milhões, recursos do garantidos pelo BNDES.