Lacen de Cruzeiro do Sul inicia análise de testes Covid nesta quarta-feira

Para garantir celeridade dos exames da Covid-19 na regional do Juruá, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) inaugurou no último fim de semana as novas instalações do Laboratório Central (Lacen) de Cruzeiro do Sul, no prédio da Vigilância em Saúde.

O serviço começa a funcionar a partir desta quarta-feira, 30, e realizará a análise dos exames dos pacientes internados com suspeita de Covid-19, além dos exames sorológicos que já eram realizados, como dengue, zika e doenças infectocontagiosas, como HIV e hepatite C.

Implantado dentro da unidade da Vigilância, a montagem foi possível graças à destinação da deputada federal Jéssica Sales, que enviou recursos para a aquisição dos equipamentos.

A previsão é que os resultados de testes Covid saiam em no máximo 48 horas Foto: Júnior Aguiar

O secretário Alysson Bestene esteve presente na entrega simbólica do Lacen: “O governo tem se empenhado no combate ao coronavírus e esse novo espaço vai garantir a agilidade dos resultados dos exames. E quero deixar também meu agradecimento, pois essa máquina para análise dos exames foi adquirida graças à emenda da deputada federal Jéssica Sales”, relata.

Lacen do Juruá

O laboratório, que funcionava há 12 anos no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, passa a funcionar no prédio da Vigilância em Saúde. O setor de biologia molecular agora possui dois equipamentos de RT-PCR, um instalado para iniciar os testes de Covid-19 dos pacientes internados nos hospitais do Vale do Juruá e outro para os exames sorológicos.

O RT-PCR faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o “padrão-ouro” para diagnóstico da infecção aguda sintomática.

Processo

Os hospitais ficam responsáveis por coletar material, cadastrar no sistema e encaminhar para o laboratório. Chegando à unidade, as amostras são preparadas para serem colocadas no equipamento que faz a análise pelo método de RT-PCR. O aparelho tem capacidade para 24 amostras, que são processadas no período de 4 horas.

“Estamos prevendo fazer diariamente 48 amostras, mas nossa intenção é receber as amostras pela manhã, prepará-las, processá-las e, já no fim do plantão, conclui-las, para que os hospitais tenham acesso aos resultados no mesmo dia”, explica Paula Silva, coordenadora do Laboratório Regional de Saúde Pública do Juruá.

O prazo estipulado pela coordenação do laboratório para a entrega dos resultados é de no máximo 48 horas, salvo imprevistos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter