Centro de Especialidade Odontológica investe em tecnologia para tratamento de canal

Quem já passou por um tratamento endodôntico, ou “de canal”, sabe que o procedimento não é tão simples como uma restauração de dente, por exemplo. Além do incômodo por ter que passar mais tempo na cadeira do dentista, o custo do tratamento é outra preocupação de quem precisa enfrentar o famoso “motorzinho”.

Mas esse serviço não apenas é ofertado de forma gratuita pelo governo do Estado, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica do Tucumã, vinculado à Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), como vem investindo em novas tecnologias para oferecer um tratamento mais rápido e eficiente aos pacientes, como é o caso da instrumentação rotatória, recurso recém-chegado à unidade.

Técnica oferece a possibilidade de aumentar a velocidade e eficiência do tratamento endodôntico. Foto cedida.

“Atualmente existe um método que utiliza instrumentos com alto poder tecnológico associados a um motor elétrico; a denominação para esse procedimento é ‘instrumentação rotatória’, capaz de promover um tratamento de canal de forma segura e eficaz. A técnica oferece a possibilidade de aumentar a velocidade e eficiência do tratamento endodôntico, um marco na evolução da prestação de serviços na especialidade de endodontia do estado”, destaca Leonardo Lopes, coordenador do CEO.

Tratamento de canal mais rápido; mais conforto aos pacientes que ficarão menos tempo com a boca aberta; arsenal tecnológico para resolutividade de casos mais complexos e aumento da produtividade, reduzindo a fila de espera pelo serviço, estão entre os principais benefícios obtidos com a instrumentação rotatória.

“Não conseguiríamos o suporte necessário para ofertar um atendimento de qualidade sem o empenho do governador Gladson Cameli e também do secretário de Saúde Alysson Bestene, que estão sempre dispostos a melhorar a saúde do nosso estado”, frisa Leonardo.

Além do tratamento de canal, o Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços gratuitos em saúde bucal à população, como cirurgias, tratamento de gengiva e diagnósticos de câncer bucal, além de atendimento a pessoas com alguma necessidade especial, como problemas neurológicos.

Para casos mais graves, em que há necessidade de intervenção mais acentuada, como medicação ou sedação do paciente, o atendimento clínico é realizado no espaço de atenção hospitalar, que funciona na Fundhacre.

O CEO, atendendo desde 2009 na Policlínica do Tucumã, conta com sete cadeiras odontológicas completas, uma sala específica equipada para cirurgias bucais e um laboratório especializado para a confecção de próteses dentárias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter