Obras do Laboratório de Biologia Molecular do Acre entram na etapa final

A governadora em exercício Nazareth Araújo visitou na tarde desta quinta-feira, 17, as obras do primeiro laboratório de Biologia Molecular do Acre. Com expectativa de ter seu espaço físico concluído já em janeiro do próximo ano, o laboratório é financiado integralmente pela francesa Fundação Merieux, em um milhão de euros.

A governadora agradeceu o empenho da Fundação Merieux em trazer o laboratório para o Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)
A governadora agradeceu o empenho da Fundação Merieux em trazer o laboratório para o Acre (Foto: Val Fernandes/Secom)

“É uma emoção muito grande a gente poder participar desde o momento da assinatura deste compromisso entre o governo, a Fundação [Merieux] e a SOS Amazônia. Este laboratório significa um grande avanço nas pesquisas que serão realizadas em doenças tropicais e hepatites virais que tanto afligem nossa população”, conta a governadora.

O laboratório de Pesquisa em Biologia Molecular está sendo construído nas dependências do Hospital das Clínicas, em Rio Branco. Sua função é a de estudar o DNA dos vírus, realizando exames e pesquisas de alta complexidade. As obras já estão concluídas em mais de 80%, além de os equipamentos já terem chegado da França. Depois de inaugurado, sua gestão será feita pelo governo do Estado.

Mais de 80% das obras já estão concluídas, com previsão para encerrar em janeiro de 2016 (Foto: Val Fernandes/Secom)
Mais de 80% das obras já estão prontas, com previsão de conclusão para janeiro de 2016 (Foto: Val Fernandes/Secom)

O representante da Fundação Merieux no Acre, o francês Pierre Cangemi, está acompanhando as obras. Segundo ele, todos os equipamentos e revestimentos vieram da França. “Estamos terminando de instalar o sistema de climatização de alta tecnologia, além de finalizar os laboratórios, que serão de acesso restrito e terão procedimentos bem rigorosos.”

Parceria

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, estão sendo esperados grandes resultados dessa parceria. O laboratório servirá para realizar estudos na parte de biologia molecular, fundamental para entender o porquê das doenças virais. “Nossa equipe médica está muito empolgada com essa iniciativa, e poderemos influenciar muito mais no tratamento dessas das que acometem essas pessoas”, ressalta.

A ONG SOS Amazônia também está envolvida no projeto. Ela é uma espécie de representante da Fundação Merieux  no tocante ao levantamento da obra. “Temos um diálogo direto com a Secretaria de Obras Públicas [Seop] e com o Hospital das Clínicas, além de verificarmos e cobrarmos o andamento da obra para saber se ela segue todos os parâmetros de maneira satisfatória”, declarou o secretário-geral da ONG, Miguel Scarcelo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter