Laboratório de biologia molecular aumenta eficiência em tratamentos do HC

Projeção 3D do laboratório
Projeção 3D do laboratório

O novo laboratório de biologia molecular do Hospital das Clínicas (HC) aumenta sua capacidade. A alta tecnologia a ser instalada representa mais eficiência e agilidade nos diagnósticos.

O médico Thor Dantas, chefe de Serviço de Infectologia do HC, explica que a melhoria vai impactar o cuidado dos pacientes e permitir que novas pesquisas sejam realizadas.

“Muitas doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e parasitas dependem de um tipo de exame de biologia molecular para seu diagnóstico. São exames de alta complexidade, pois buscam a razão da patologia no material genético do microrganismo”, afirma.

O chefe do serviço de infectologia, Dr Thor, explica a importância do laboratório para a demanda atual (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Thor explica a importância do laboratório para a demanda atual (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Sobre o aumento da capacidade laboratorial, Thor salienta: “Antigamente conhecida como engenharia genética, a biologia molecular é essencial no cuidado, por exemplo, da hepatite, que tem alta incidência na nossa região. Alguns exames são feitos no Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública], mas muitos necessitavam ser enviados para outros estados. O que envolve uma logística complexa, pois exige condicionamento em nitrogênio líquido a -20°C”.

Outra contribuição importante do laboratório é a atividade de pesquisa, pois gera possibilidades de diagnosticar doenças desconhecidas. “Muitas vezes pessoas vêm febris da zona rural e áreas florestais. O laboratório vai facilitar também o estudo e descoberta de doenças novas”, diz o médico.

A edificação segue em várias frentes de trabalho, direcionadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) e também pela equipe francesa enviada pela Fundação Merieux, parceira do laboratório, para a execução do acabamento.

Chegaram 40 toneladas de materiais em cinco contêineres, contendo dutos, revestimentos e outros itens que irão compor o projeto arquitetônico. A obra deve ser concluída em dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter