Justiça recomenda medidas de segurança para a Cavalgada e Expoacre

Uso de pulseiras por menores de 18 anos e proibição de garrafas de vidro são as novidades (Luciano Pontes/Secom)
Uso de pulseiras por menores de 18 anos e proibição de garrafas de vidro são as novidades (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Gestores do Ministério Público do Estado do Acre (MPEAC), da 2ª Vara da Infância e da Juventude e da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) conversaram com representantes das comissões organizadoras da Cavalgada e da Expoacre para definir ações de reforço à segurança.

Cada uma das mais de 50 comitivas adotará uma pulseira padronizada para os menores de 18 anos. Como a fiscalização será intensificada na Via Chico Mendes, inclusive dentro dos veículos que transportam o público, a medida deve ajudar na identificação de adolescentes que consomem álcool.

“E essa informação precisa ser divulgada na hora da venda”, explica a promotora do MPEAC, Alessandra Marques. Por orientação da Justiça, a comercialização de bebidas em garrafas de vidro está proibida durante a programação da Expoacre, prática que já não era utilizada na Cavalgada.

Para os organizadores da feira agropecuária, a recomendação é bem-vinda, principalmente para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Rio Branco, que executa o projeto Catar desde 2005 – criado na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim.

“Os cooperados trabalharão um volume maior de latinhas recicláveis, com oferta de toneladas do produto”, avalia Dudé Lima, integrante da organização do evento. Neste ano, a Expoacre ocorre no período de 26 de julho a 3 de agosto. E a Cavalgada será realizada pela primeira vez em um domingo, dia 27, também de julho.