Juruá Solidário entrega donativos para ribeirinhos

A ação buscou atender o maior número possível de famílias (Foto: Onofre Brito)

O movimento Juruá Solidário esteve, nesta quinta-feira, 16, distribuindo kits de limpeza e alimentos aos ribeirinhos atingidos pela enchente do Rio Juruá. A ação foi iniciada pela manhã no Paraná dos Mouras, importante afluente da calha principal e, à tarde, o atendimento se deu no Rio Juruá, especialmente na Praia da Amizade.

A ação teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Marinha do Brasil (que cedeu o barco para o deslocamento), 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e voluntários de diversas secretarias do governo estadual.

Foram entregues inicialmente 185 kits no Paraná dos Mouras e depois mais 82 nas comunidades Luzeiro, Ramal dos Esquecidos, Pucalpa, Mundurucus, Guarani e Praia da Amizade.

Segundo o radialista Nonato Costa, que acompanhou a operação, os prejuízos dos ribeirinhos foram grandes, especialmente com relação à banana, macaxeira e pequenos animais. Em alguns locais, a água do rio cobriu totalmente os pés de banana, matando-os. Quanto à macaxeira, as perdas foram grandes devido ao apodrecimento das raízes.

A coordenadora do Juruá Solidário, delegada Carla Britto, destacou a importância desse atendimento aos ribeirinhos que tiveram grandes prejuízos econômicos com a perda de suas plantações. Ela agradeceu o esforço de todos que contribuíram para a campanha, o trabalho dos voluntários que percorreram os bairros, ao governo do estado que destinou R$ 100 mil para compra dos kits e o trabalho do Acre Solidário, comandando pela primeira-dama Marlúcia Cândida.

“Fizemos esta ação com apurado controle para atender o máximo de famílias. Os ribeirinhos precisavam desta mão amiga para poderem recomeçar”, disse Carla.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter