Juruá Peixes faz campanha para que mais produtores criem peixes

Produtores do Buritirana estão animados de aumentar a produção de peixe (Foto: Onofre Brito)
Produtores do Buritirana estão animados para aumentar a produção de peixe (Foto: Onofre Brito)

Criada em 2013, numa parceria público-privada, para gerir todo o segmento industrial dos investimentos na cadeia produtiva do peixe, a empresa Juruá Peixes S.A. alcançou. no início deste ano, a autossuficiência na produção de alevinos. Agora, a empresa está fazendo uma campanha nas comunidades rurais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves com objetivo de incentivar mais criadores a entrar na atividade da piscicultura.

No domingo, 29, o presidente da Juruá Peixes, Marcos Venício Alencar de Souza, visitou a comunidade do ramal Buritirana, situada na AC-407, que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves, e, em reunião com membros da Associação do Ramal Buritirana, pode detectar que há grande interesse no local pela piscicultura. A maioria dos presentes ao encontro tem pequenos criatórios, geralmente feitos apenas para o consumo familiar, mas admitem que se houver incentivo têm interesse em aumentar a participação.

O presidente explicou que a empresa produziu numa tirada, neste ano, cinco milhões de alevinos, quantidade suficiente para atender com sobra todos os produtores da região. Em julho, segundo Marcos Venício Souza, o frigorífico – que junto com o Centro de Alevinagem responde pelo grosso dos investimentos na atividade – estará funcionando. O empreendimento poderá beneficiar sete toneladas diárias de peixe, funcionando em apenas um turno.

“Vamos precisar de muito peixe”, comenta Souza. Para animar mais produtores, a Juruá Peixes pretende executar o ‘projeto integração’, pelo qual os produtores que tem o açude, mas não tem recursos para os alevinos e a ração, seriam bancados pela empresa e pagariam o investimento na hora da despesca e entrega do peixe no frigorífico.

Por hora, a Juruá Peixes produz alevinos de tambaqui, curimatã, matrinchã, piau e pirapitinga, mas futuramente vai produzir também de pirarucu e pintado, as joias em termos de exportação.

Segundo Souza, o governo do estado vai continuar a ajudar os pequenos produtores na abertura de tanques, mas com uma nova metodologia de ajudar a quem realmente deseja produzir e tem o potencial necessário, garantindo assim renda extra para as comunidades e garantindo o peixe para o funcionamento do frigorífico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter