Junta Comercial do Acre disponibiliza arquivo digitalizado para as consultas do Ministério Público

Na manhã desta terça-feira, 17, foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre Ministério Público do Acre (MPAC) e Junta Comercial do Estado (Juceac) que celebra a consulta online aos arquivos informatizados e digitalizados dos Altos de Registros Públicos Mercantil das empresas acreanas que constem no banco de dados da Junta Comercial.

O novo sistema informatizado permitirá que o MPAC obtenha as informações dos processos digitalizados junto a Juceac (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

O novo sistema informatizado permitirá que o MPAC obtenha as informações junto à Juceac, bem como atos constitutivos, alterações sociais e distrato, e todos os demais dados cadastrais, de maneira que se identifiquem com clareza, os responsáveis legais, pelas empresas em funcionamento ou já extintas.

“Recentemente passamos por um procedimento onde todos os processos da Junta Comercial do Acre foram digitalizados, pois todos os nossos acervos foram informatizados. A partir desse convenio firmado com o MP, passamos a disponibilizar em tempo real as informações para que o órgão fiscalizador desenvolva seu trabalho no menor espaço de tempo possível”, explicou o presidente da Juceac, Carlos Afonso Cipriano.

Cipriano ressalta ainda que esse trabalho informatizado além da dar mais celeridade aos processos, proporciona economia de tempo e recurso, pois quando o MPAC solicitava uma informação, era disponibilizado um funcionário para ir ao arquivo e tirar cópia e enviar por um correspondente, o demorava de três a quatro dias para a realização desse trabalho. Agora o acesso do MP é direto.

A procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, comenta que o termo possibilita ao Núcleo de Apoio Técnico do MPAC tenha um trabalho mais rápido e de qualidade. “A partir de agora o nosso trabalho de fiscalização passa a ser otimizado visando o atendimento com clareza e empenho ao cidadão”, conclui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter