Em sessão solene nesta quarta-feira, 7, o Tribunal de Justiça do Acre iniciou os trabalhos para o exercício de 2018. O governador Tião Viana participou da solenidade conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Denise Bonfim.
Constante entre os presentes era o sentimento de união entre os poderes para o combate ao crime e a manutenção da democracia. “Hoje iniciamos mais um ano do nosso compromisso com o Poder Judiciário. Estamos juntos das instituições como o Ministério Público e os poderes Executivo e Legislativo, para prestarmos os melhores serviços à sociedade”, declarou Bonfim.
Em sua fala, Tião Viana traçou um panorama da realidade acreana e nacional na questão da segurança pública, o que ele considera ser o maior desafio de seu governo e do Brasil. “Nós temos um desafio concreto, o inimigo é o tráfico de drogas e a causa, a omissão do governo federal no controle da fronteira. Temos uma tragédia no consumo de drogas”, afirmou o governador, conclamando um debate aprofundado entre as instituições.
“Esse debate está nos chamando todos os dias. Venho aqui, com muita reverência, ao Poder Judiciário por sua sensibilidade e boa vontade de cooperar naquilo que é sua função constitucional. Acredito que a construção do amanhã é uma luta que tem de ser integrada. E não enfrentaremos sem identificar a verdadeira causa, que é a droga”, finalizou Tião Viana.
Participaram também da solenidade a procuradora-geral do Ministério Público Estadual (MPE) Kátia Rejane de Araújo, a deputada estadual Maria Antônia, representando a Assembléia Legislativa do Acre, e outras autoridades.