Jovens que cumprem medidas no ISE participam de competição esportiva

A manifestação cultural contou com atividades, como: corrida da tocha olímpica, danças e esportes de quadra (Foto: Pedro Paulo)
Manifestação cultural contou com atividades, como corrida da tocha olímpica, danças e esportes de quadra (Foto: Pedro Paulo)

Alunos, professores e diretores se reuniram nesta quinta-feira, 7, no Colégio Lourival Pinho, no Segundo Distrito de Rio Branco, para a 15ª edição do torneio esportivo Interclasse, alusivo ao aniversário da escola. A manifestação cultural contou com atividades como corrida da tocha olímpica, danças e esportes de quadra.

“O esporte dentro de uma escola da importância da Lourival Pinho, como atividade extracurricular, é muito valoroso. O nível elevado de organização do torneio Interclasse remete à boa formação dos jovens e os mantém livre do ócio”, ponderou Afrânio Moura, secretário de Esporte de Rio Branco.

O Colégio Lourival Pinho faz parte das instituições parceiras do Instituto Socioeducativo (ISE), onde cerca de 30 adolescentes que cumprem medidas estudam.  A competição ocorreu durante todo o dia. Os vencedores receberam medalhas e troféus.

“A inserção ao esporte e a escolarização mudam significativamente a vida de um jovem, porque abrem um leque de conhecimentos para as oportunidades”, disse o presidente do ISE, Rafael Almeida, ex-aluno da instituição de ensino.

Parceria governo e prefeitura ​

Conforme o diretor do colégio, Neu Charles Barros, o governo do Estado e a prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Esporte, são os principais incentivadores do trabalho de inclusão social. Os idealizadores acreditam ser possível preparar grandes atletas para o mercado de trabalho.

“Com os jogos conseguimos tirar centenas de jovens do ostracismo. Quanto aos internos no Instituto Socioeducativo que estudam no Lourival Pinho, ajudar na reintegração deles à sociedade é, para nós, valorizar o cidadão pelo conhecimento. Por isso, a importância da parceria do colégio com o ISE”, destacou Neu Charles.