Jovens Parlamentares Acreanos serão diplomados na Assembleia Legislativa

O Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA) realizou a eleição dos 24 Jovens Deputados para a II Edição do Programa, com a participação da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (See), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Os novos Jovens Deputados foram eleitos pelos próprios colegas de escola e serão diplomados no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, dia 2 de agosto às 10h.

A eleição aconteceu com o apoio do TRE/AC, com a utilização de urnas eletrônicas nas 24 escolas de ensino médio da capital contempladas no programa, envolvendo cerca de 11.500 alunos na eleição dos novos Jovens Deputados que vivenciarão um mandato legislativo, com duração de quatro meses.

A eleição dos Jovens Deputados aconteceu com o apoio do TRE/AC Foto: Cedida

“O JPA é bastante especial quando o assunto é falar sobre a vida política acreana e de sua importância na vida da juventude do estado. Por meio dele os jovens poderão compreender sobre o pluralismo político e outras vertentes previstas em lei. Sinto-me honrado por participar dele, porque tenho um projeto de vida que é ser um juiz federal, e com essa experiência poderei conhecer a política do meu estado e como funcionam as promulgações de leis. Isso é estonteante e inenarrável”, comentou o aluno Victor Rikelmy, representante da escola Jovem Boa União.

O Programa JPA foi criado por meio da resolução nº 103/2017/ALEAC, de 30 de agosto 2017, contemplando as escolas do ensino médio de Rio Branco, inspirado em programas similares que ocorrem em âmbito federal.

O JPA inova com a vivência da escolha democrática através de uma eleição, nos moldes de uma eleição oficial, sendo fortalecido pelo comprometimento das escolas participantes na construção de uma cultura democrática e no exercício da cidadania.

O TRE/AC disponibilizou urna eletrônica para o processo eleitoral Foto: Cedida

“Resolvi participar do projeto por incentivo dos meus amigos. Durante o processo de eleição na escola o que mais me impactou foi a notoriedade dada para a diversidade. Eram vários alunos diferentes, com vários projetos incríveis, e todos tiveram atenção e a chance de serem ouvidos! Já na Aleac foi uma experiência bastante nova. Pudemos ter uma compreensão mais profunda de como funciona o poder legislativo. O projeto serviu pra humanizar a assembleia legislativa e aproximá-la da sociedade, principalmente de nós jovens“, relato do estudante Eduardo Renso, participante da I edição do JPA, representante da Escola José Ribamar Batista (EJORB).

Renso disse ainda que a gestão e a comunidade escolar do EJORB foram os grandes incentivadores e apoiadores de sua participação em todos os sentidos “Tivemos muitas oportunidades incríveis e experimentamos um crescimento humano e cognitivo maravilhoso! Me sinto muito grato com a experiência”.

O objetivo do Programa é inserir os jovens em palestras e debates sobre o que compõe os trabalhos legislativos, oportunizar o aprendizado sobre ética e promover a discussão acerca da participação cidadã e política, na busca de atender anseios da comunidade, de observar os problemas e levar à Casa do Povo suas proposições.

O Jovem Parlamentar Acreano visa ampliar as discussões de construção das políticas públicas dentro das escolas, incentivar o envolvimento da juventude em busca de um melhoria da qualidade de vida da sociedade e despertar o interesse do jovem pela boa política.

Resultado das Eleições 2019/2020

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter