Jovens e adolescentes do Preventório participam de atividades de promoção à saúde

22 alunos do curso de cabeleireiro do Pronatec participaram da ação e ofereceram cortes de cabelos para a comunidade (Foto: Assessoria Sesacre)

22 alunos do curso de cabeleireiro do Pronatec participaram da ação e ofereceram cortes de cabelos para a comunidade (Foto: Assessoria Sesacre)

Durante toda sexta-feira, 27, os adolescentes e jovens que residem no bairro Preventório e adjacentes, em Rio Branco, participaram de uma série de atividades relacionadas à promoção à saúde. A ação foi realizada, na Escola Irmã Maria Gabriela Soares, pelos acadêmicos do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Instituto Dom Moacy (IDM) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na ocasião, houve o lançamento da Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA), que oferece informações sobre o desenvolvimento físico do adolescente. De acordo com Antônio Neto, coordenador estadual do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, a caderneta traz respostas para muitas dúvidas do adolescente, durante a puberdade. Para ele, na adolescência, surgem muitas perguntas e poucas respostas, principalmente relacionadas às mudanças com o corpo. Além disso, a CSA será uma continuação da caderneta de vacinação infantil.

“Estamos muito satisfeitos com a receptividade das informações referentes à caderneta. Isso quer dizer que os pais e adolescentes entenderam nossa mensagem. A caderneta busca atender as necessidades desse público, por meio de uma linguagem clara e objetiva daquilo que eles passam no dia-a-dia”, afirmou Neto.

Carlos Ricardo Ponciano tem 12 anos e teve a oportunidade de participar das atividades realizadas na escola. Carlos contou que ficou muito contente em saber que terá uma caderneta para ajudá-lo durante a adolescência. “Hoje aprendi muitas coisas sobre os cuidados com meu corpo. Achei legal a atitude dos organizadores, e vou seguir todas as orientações”, finalizou.

Outras ações

A comunidade local contou com corte de cabelo, limpeza facial, manicure e maquiagem (Foto: Assessoria Sesacre)

A comunidade local contou com corte de cabelo, limpeza facial, manicure e maquiagem (Foto: Assessoria Sesacre)

Além das palestras, também foi oferecido corte de cabelo, limpeza facial, manicure e maquiagem.

O Autônomo Dhemerson Silva disse que ficou sabendo da ação e aproveitou para cortar o cabelo. Para ele, esse tipo de ação e importante e valoriza a população. “Isso é muito bom, principalmente para as pessoas carentes, que não dispõem de nenhum dinheiro para fazer um simples corte de cabelo”, exemplificou.

Para a coordenadora do curso de cabeleireiro do IDM, o atendimento foi gratificante, pois além de elevar a autoestima das pessoas, também é uma oportunidade de os alunos do curso colocarem em prática o que aprenderam nas aulas teóricas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter