Jovens artesãos de Porto Dias recebem capacitação em torno e acabamento em madeira

O curso técnico de Torno e Acabamento em madeira, na modalidade presencial, que termina no próximo dia 30, completa um ciclo de cinco capacitações realizadas por meio de uma parceria que envolve o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a BVRio, instituição de âmbito internacional que promove o uso de mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de leis ambientais e apoiar a economia verde e de baixo carbono. Os beneficiários dos cursos são jovens artesãos da Associação Seringueira de Porto Dias (ASPD), localizada no município de Acrelândia, projeto que se tornou conhecido pelos artefatos de madeira produzidos com resíduos do manejo florestal, as famosas gamelas.

O curso técnico de Torno e Acabamento completa um ciclo de cinco capacitações realizadas por meio de parceria entre Sema e BVRio. Foto: cedida

As capacitações se iniciaram em março de 2020 para aproximadamente 12 jovens da comunidade rural. As aulas estão sendo realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em função da pandemia, alguns módulos foram realizados na modalidade online, com conteúdos sobre marketing e gestão comercial, sobre como dar sequência ao trabalho e relacionamentos comerciais.

Gamelas produzidas pela Centro de Artesanato Porto Dias. Foto: cedida

O treinamento faz parte da iniciativa BVRio Design & Madeira Sustentável, que tem como propósito promover a união entre design e responsabilidade socioambiental. O projeto prevê a futura participação de designers brasileiros de renome internacional diretamente no coração da Amazônia, para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios em uma movelaria comunitária que está em fase de montagem pela Sema.

O governo, com financiamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Estado do Acre (PDSA II) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoia a iniciativa e através das articulações feitas pelos técnicos da Divisão de Desenvolvimento Florestal da Sema (DDF/Sema), está sendo possível realizar diversas parcerias com outros importantes financiadores, a exemplo da BVRio e da Artesol, uma rede nacional de artesanato. Confira o site da ASPD: https://www.artesanatoportodias.com/

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, lembrou também que recentemente foi lançada uma obra de manutenção do ramal que dá acesso ao projeto da ASPD, que vai beneficiar diretamente o projeto. A manutenção na estrada é uma iniciativa Sema, com financiamento do PDSA II/BID.

“Dentro da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo, por meio da Sema, assinou ordem de serviço para manutenção do Ramal São Pedro, no município de Acrelândia. A obra está orçada em R$ 2,6 milhões e vai beneficiar diretamente dois projetos ligados à gestão ambiental, um deles a ASPD. A obra vai ajudar também no escoamento dos produtos, melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

“Lá na floresta, os designers poderão compartilhar seu conhecimento com os moradores, especialmente para o desenvolvimento de peças de alto valor agregado, fabricadas com madeiras de origem legal e responsável”, explicou o gerente da iniciativa Design & Madeira Sustentável da BVRio, Renato Castro Santos.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter