Parceria entre governo do Estado e lojas do Via Verde Shopping garante oportunidade de trabalho para acreanos
O sonho do primeiro emprego se tornou realidade para centenas de jovens, com a abertura do Via Verde Shopping. No primeiro momento, pelo menos 700 acreanos já estão trabalhando em lojas do empreendimento. Eles passaram por um rigoroso processo de seleção, realizado com apoio do governo do Estado.
A expectativa é de que, quando estiver funcionando com 100% de suas lojas, o Via Verde ofereça 2,2 mil postos de trabalho. Algumas lojas ainda estão selecionando trabalhadores. O trabalho é realizado com apoio do Departamento de Mobilização para o Trabalho (DMT/Sine).
A criação de um banco de dados, unificando cadastros de vários órgãos, organizado pelo DMT/Sine, foi fundamental para garantir mais agilidade no processo seletivo das empresas.
Muitos trabalhadores, após a primeira fase do processo de seleção, participaram de cursos em outros Estados. “O processo foi importante para que pudéssemos adquirir mais conhecimento e experiência. Agradecemos ao governo do Estado pela ajuda, pois fomos selecionados a partir de um banco de dados oferecido às lojas”, disse a jovem Luciane Almeida, 24, que conseguiu o primeiro emprego.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), Edvaldo Magalhães, disse que a parceria entre governo do Estado e lojistas foi fundamental para garantir que as vagas oferecidas pelas lojas sejam ocupadas por acreanos.
“Firmamos parceria com outros órgãos, formando um banco de dados que facilitou a escolha das empresas e deu mais oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho. É prioridade para o governador Tião Viana a geração de emprego, e vamos continuar trabalhando para garantir novas oportunidades para nossa população”, explicou.
Jovens acreanos são destaques
O talento dos acreanos chamou atenção de empresários e diretores das grandes lojas. Exemplo é o jovem Nikolai Braga, 27, que conseguiu chegar à gerência da loja Bemol.
Nikolai se destacou entre os mais de 500 acreanos que foram selecionados pela Bemol, com apoio do Governo do Estado, através do Departamento de Mobilização pelo Trabalho (DMT/Sine).
Durante inauguração oficial da Bemol no Via Verde, Nikolai e outros colaboradores não escondiam a satisfação. Juntamente com outros dois gerentes, ele forma a gerência da loja em Rio Branco.
Os três são responsáveis pelos mais de 40 colaboradores do empreendimento. A maioria comemora o primeiro emprego. Após receber telefone de técnicos do Sine, eles enfrentaram uma longa e competitiva maratona.
Foram quatro e difíceis fases, realizadas em Rio Branco e Manaus (AM), onde os colaboradores ficaram 52 dias em formação. Foi nesse período que Nikolai Braga se destacou e chamou atenção dos diretores da empresa.
“Estou muito feliz por assumir um cargo tão importante. Essa não é uma missão fácil. São muitos os desafios, mas estou preparado e vou me dedicar muito para colaborar com a Bemol”, disse Braga.
Nos próximos dias Nikolai Braga retorna a Manaus, onde vai participar de formação para gerentes. Ele disse que o curso será importante para adquirir novos conhecimentos e colaborar com mais eficiência para o sucesso da Bemol no Acre.