Jovem Embaixador: valorizando o sucesso escolar

Aluno acreano passará 20 dias nos EUA em intercâmbio cultural

denis_tavares_jovem_embaixador_2011.jpg

Denis Tavares jovem embaixador 2011 (Foto: Etelvina Pereira)

Estudante da Escola Lourival Sombra, Denis Tavares é um exemplo de persistência e vontade de ultrapassar as dificuldades da vida. Ele tentou duas vezes a seleção para se tornar um Jovem Embaixador e agora conseguiu realizar um dos maiores sonhos de sua vida. A notícia de que tinha sido um dos 35 selecionados veio na última terça-feira, 26. Denis é o quinto estudante acreano a ser classificado pela Embaixada Americana. Desde que o Acre aderiu ao programa, em 2005, sempre teve estudantes aprovados.

Cursando o 3º ano do ensino médio, Denis, de apenas 17 anos, trabalha como voluntário num projeto que reúne grupos de adolescentes que se encontram nas ruas para jogar basquetebol no Parque da Maternidade e realiza visitas à colônia Souza Araújo, levando alegria, diversão e palestras para as pessoas com hanseníase. "Com essa viagem espero realizar ações que beneficiem a minha comunidade, entrar em um curso de inglês e ajudar meus colegas da escola", declara o estudante.

Para ele, ser um Jovem Embaixador representa o resumo de todo esforço e trabalho que realizou na sua jornada. "Tenho dois exemplos pelo programa aqui do Acre, Felipe Storck e Joanderson que foram Jovens Embaixadores, e hoje, estão crescendo cada dia mais e mais. E olhando para eles posso ver que também terei um grande futuro! A oportunidade de conhecer os EUA vai ampliar minha visão do mundo e ampliar meus horizontes, será uma grande emoção, é uma grande emoção", declara Denison.

A escola Lourival Sombra vem se destacando com alunos que apresentam perfil de liderança, possuem um bom desempenho escolar e têm habilidades com a língua inglesa. O exemplo disso é o fato dos dois últimos Jovens Embaixadores acreanos serem desta escola. "Este é o resultado de um contexto educacional que vem sendo construído nas escolas e universidades, que juntos estão contribuindo para que alunos como Felipe Storck (Jovem Embaixador 2010) e Denis Tavares tenham oportunidades de realizar intercâmbio cultural aliado a projetos sociais", comenta o professor de inglês Saide Feitosa, que é o 1º Líder Internacional em Educação do Acre.

Conheça o Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário.

Para ser um Jovem Embaixador, os estudantes passaram nas cinco fases avaliativas do programa: um questionário online e enviá-lo, juntamente com toda a documentação comprovando os pré-requisitos, uma prova escrita, exame oral e visita à residência do candidato para conhecer o local onde ele (a) vive e conversar com os pais sobre o programa.

Foram selecionados 35 estudantes de escolas públicas no Brasil, que terão a oportunidade de passar uma semana na capital americana, Washington DC, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada sub-grupo irá para um estado norte-americano  para conviver com uma família americana que os hospeda voluntariamente.

Eles também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio ("high-school") onde, além de conhecerem o cotidiano do jovem estudante americano, vão realizar apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado em seu país.

Em oito anos, o programa Jovens Embaixadores contemplou mais de duzentos estudantes de escolas públicas em todo país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter