Jornalistas da Região Norte discutem tecnologias sociais

Debate é promovido em encontro que acontece durante toda esta sexta-feira em Belém

claiton.jpg

Jornalistas convidados debatem difusão de temas relacionados à sustentabilidade da região (Foto: Assessoria/Fundação BB)

"Jornalismo e sustentabilidade – Tecnologia Social para o Desenvolvimento". Esse foi o tema discutido nesta sexta-feira, 24, em Belém, levantado pela Fundação Banco do Brasil com representantes dos principais meios de comunicação da região Norte. 

A escolha da região para sediar o debate teve um motivo especial. De acordo com o gerente de Comunicação e Mobilização Social da Fundação Banco do Brasil Claiton Mello, esta é a região que menos participa da premiação oferecida pela entidade, por isso o interesse em ouvir os jornalistas nortistas. "A que se deve a baixa procura das comunidades em concorrer aos prêmios na área de desenvolvimento sustentável pela entidade?" e "Os jornalistas enquanto formadores de opinião, o que estão fazendo?" Estes foram alguns dos principais questionamentos da mesa do debate formada durante o encontro.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem o objetivo de identificar e difundir produtos, técnicas que integrem a comunidade e que sejam soluções para transformação social.

Vencedora do Prêmio em 2005, a experiência do manejo comunitário de camarão de água doce na região do Gurupá, no Estado do Pará, foi apresentada pela coordenadora da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC), Josineide Malheiros. A coordenadora explicou sobre a nova técnica de pesca feita com o matapi, uma armadilha confeccionada pela própria comunidade em forma de cilindro feita de fibra vegetal que permite a saída dos camarões menores, o que torna a atividade sustentável, servindo de modelo para várias outras comunidades na região da Ilha do Marajó.

Comunidades com projetos que apresentem soluções para o desenvolvimento sustentável relativas à água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde podem concorrer aos R$ 400 mil em prêmios oferecidos pela fundação.

As inscrições para o Prêmio de Tecnologia Social estão abertas até o dia 29 de maio. O edital completo está disponível no site: www.tecnologiasocial.org.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter