Jornalista e escritora Vássia Vanessa lança livro no Acre

"Quem Tem Medo do Mapinguari?" é o segundo livro infantil da autora

vssia_silveira_2.jpg

Escritora também ministra oficina no dia 22, na Biblioteca da Floresta (Foto: Chris Mayer)

A história sobre os medos de um menino é tema de mais um livro infantil da escritora e jornalista Vássia Vanessa da Silveira. "Quem Tem Medo do Mapinguari?" será apresentado aos leitores acreanos na próxima quinta-feira, 23, na Biblioteca da Floresta Marina Silva, após ser lançado em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). A autora revela um estado de emoção maior em divulgar o trabalho no Acre, lugar que considera "o lar distante que carrega (…) e que de algum jeito está sempre presente nas coisas que faz ou escreve".

Com tiragem de dois mil exemplares e ilustração da artista plástica Ciça Fittipaldi, "Quem Tem Medo do Mapinguari?" é o segundo título infantil de Vássia – o primeiro, "Braboletas e Ciúminsetos", foi lançado em 2007 pela Editora Letras Brasileiras. A produção literária lhe rendeu o convite feito pela Câmara do Livro para participar da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 31 de outubro a 16 de novembro.

Além das duas publicações, a escritora diz que trará na mala saudades da família, dos amigos e das coisas tipicamente acreanas, como o tacacá no fim da tarde e o bombom de cupuaçu. "Só não sinto falta da farinha de Cruzeiro do Sul porque tenho estoque dela em casa", brinca.

Como é contar uma história que a princípio parece regional a crianças de outra realidade? Vássia diz que o livro não trata apenas de uma lenda. Segundo ela, a obra utiliza a figura do imaginário amazônico para abordar um tema universal: o medo. "É claro que a figura do mapinguari estimula a curiosidade das crianças. Além disso, elas ficam fascinadas com as ilustrações da floresta. Porque no livro as ilustrações contam sua própria história."

Além do lançamento do livro, a escrita tem outro compromisso profissional no Acre. Ela ministra no dia 22, às 14 horas, também na Biblioteca da Floresta, a oficina "O Imaginário das Letras", dirigida a professores de 1ª a 4ª série. O conteúdo tem foco voltado para o estímulo à leitura com abordagens teóricas e práticas. A proposta é discutir e apontar alternativas para estimular a leitura em sala de aula. Enquanto isso, Vássia Vanessa trabalha no seu tempo para iniciar e terminar duas histórias infantis e um romance adulto. Ela considera: "Quem sabe em 2009…Gosto de ano ímpar".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter