Professores da rede pública estadual de Rio Branco participam da II Jornada Pedagógica de Formação Continuada do Ensino Médio. A ação, que já percorreu todos os municípios do interior do estado, começou a ser ministrada na capital na última semana e continua com atividades até a próxima quinta, 20.
O foco são as rotas de aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Linguagens e suas tecnologias, e Matemática e suas tecnologias; e tem como objetivo aprimorar as habilidades e competências em cada área, de acordo com seus componentes específicos.
No novo ensino médio, cada área de conhecimento é formada por componentes específicos. Por exemplo, a área de Ciências da Natureza é formada pelos componentes Física, Química e Biologia.
Já as rotas de conhecimento são uma abordagem pedagógica que busca aprofundar o aprendizado em áreas específicas: um aluno interessado em Biologia pode optar por uma rota de aprofundamento em Ecologia, enquanto outro pode escolher uma rota voltada para a Genética.
Desse modo, as rotas oferecem a oportunidade de explorar tópicos específicos, ampliando o conhecimento e desenvolvendo competências mais especializadas dos estudantes.
A assessora pedagógica da Divisão de Ensino Médio, Gleiciana Nascimento, que ministrou a formação para os professores do componente de Química na última quinta, 13, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, ressalta que a abordagem específica por componente é importante, por proporcionar aos educadores um suporte específico e real.
“Trazemos experiências para os professores, proporcionando a vivência real de uma sala de aula. Fornecemos sequências didáticas prontas, com materiais de suporte, e depois eles elaboram suas próprias propostas de atividades”, explica.
Além disso, a chefe da Divisão de Ensino Médio, Danielly Matos, explica que a abordagem por componente atendeu às necessidades detectadas nas formações anteriores e permitiu que os professores tivessem uma maior flexibilidade em relação aos horários. “Todo dia estamos oferecendo o curso, nos turnos manhã e tarde, para que, desse modo, eles possam escolher o melhor turno”, afirma.
Samia Oliveira, coordenadora de ensino do Colégio Militar Tiradentes, que participou da formação do componente de Química, enfatizou a objetividade e clareza proporcionadas pela formação.
“O Novo Ensino Médio é um desafio de adaptação para todos. Como coordenadora pedagógica, preciso compreender bem para poder ajudar meus professores. Essa formação nos dá um norte”, concluiu.