Idaf prepara ações de conscientização agropecuária e florestal na Expoacre 2023

Entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, o governo do Acre realizará a Expoacre 2023, a maior feira de agronegócio e entretenimento do estado. O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participará com uma extensa agenda, que visa promover conscientização e aprendizado.

A Expoacre é realizada pelo governo do Acre, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio de diversas instituições. Foto: Marcus Vicentti/Secom

No primeiro dia de agosto, o instituto irá guiar uma visita técnica com alunos do ensino fundamental II, da Escola Estadual Rural Jorge Kalume, destacando os programas fitossanitários desenvolvidos e da área animal, abordando temas como a monilíase, a brucelose e a aftosa.

Os programas fitossanitários objetivam estabelecer diretrizes para a prevenção, o monitoramento, a identificação, o controle e a erradicação de pragas. Foto: Marcos Santos/Secom

No dia seguinte, 2, será realizado um curso de multiplicador e dia de campo com o programa de combate à monilíase, uma severa doença que afeta diretamente a produção de cacau e cupuaçu.

Um ciclo de palestras da área animal será feito no dia 3, abordando as seguintes temáticas: Diagnóstico situacional da brucelose bovina no estado do Acre e raiva: uma abordagem sobre intersetorialidade e saúde única nos procedimentos de vigilância, prevenção e controle.

O combate à monilíase é uma grande preocupação da instituição, a qual tem intensificando o combate à praga. Foto: Marcos Santos/Secom

Ainda no dia 3, a instituição, na companhia da Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac), promoverá uma campanha de conscientização quanto ao uso e descarte de embalagens de agrotóxicos junto aos produtores rurais e à população em geral.

Já no dia 4 de agosto, visando o avanço do plantio das culturas de grãos, será proporcionada a palestra Ocorrência, Danos e Controle de Amaranthus Palmeri na cultura da soja, estimulando o conhecimento contra a exótica planta daninha.

Alexandre Fernandes, diretor técnico do Idaf, ressalta: “O Acre tem uma grande aptidão agropecuária e a Expoacre é um expoente disso, evidenciando a importância da promoção de políticas públicas voltadas para beneficiar o produtor rural e, consequentemente, o crescimento econômico do estado”.

O diretor aponta que o Acre tem um grande potencial voltado ao agronegócio, principalmente ao cultivo de hortas, uma grande tradição de famílias acreanas. Foto: Carlos Alexandre/Secom

O diretor também evidencia que o trabalho do agronegócio no Acre vai além dos bovinos e da soja: “Vamos além, exaltando o pequeno produtor que trabalha nas lavouras, assim como o trabalho com pequenos ruminantes, dos suínos e dos frangos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter