Show do músico acreano contará com a participação especial de artistas locais
Todos prontos para a gravação: Acre, anos 40. Cena 1 – No barranco um menino vê um canoeiro que passa assobiando. A melodia é simples,mas o menino guarda na memória. Corta, cena 2 – Na sala a irmã toca piano, o menino escuta. Ali, tudo começa! Corta. No picadeiro do circo uma bailarina dança ao som do acordeon do menino. É a estréia dele! Corta. Essas são cenas de vida simples, momentos singelos de Simplesmente João Donato documentário de Tetê Moraes sobre a vida do músico.
No Acre desde o dia 20 de novembro, a equipe de filmagem composta pelo diretor de fotografia Cezar Moraes, o técnico de som José Louzeiro Filho e a diretora Tetê Moraes, além de alguns profissionais acreanos convidados, tem realizado várias imagens do artista, que está acompanhado dos irmãos Lysias Ênio, 73 e Eneida Amin, 79. O longa é um projeto de quatro anos da cineasta, que tem no seu currículo filmes como Terra para Rose, O sol – caminhando contra o vento, entre outros, desta produção do longa Simplesmente João Donato já resultou um DVD Nasci para Bailar, uma viagem do Donato à Cuba e outro provável sobre esta passagem no Acre.
Para deleite dos fãs de Donato, o músico nos brindará com mais uma de suas apresentações como convidado da Semana Varadouro, que faz parte da programação do maior evento de música autoral e independente da região norte, o Festival Varadouro. O show acontece nesta segunda-feira, 29, às 20 horas, no palco do Teatro Plácido de Castro.
No show que leva o nome de João Donato convida, o compositor acreano receberá alguns músicos locais para uma participação especial. Recentemente premiado com dois Grammy,pela excelência artística e pelo melhor disco de jazz latino, o sambolero, Donato comenta: "Ainda lembro, como agora, da imagem do canoeiro passando e assobiando, dessa melodia, anos depois surgiu a música "Lugar Comum". Minha música tem diversas influências, mas é acreaníssima, tenho certeza".
O show, que inicialmente estava programado para a Usina de Arte, foi transferido para o Teatro Plácido de Castro. Os ingressos já estão a venda na bilheteria do Teatro, ao preço de R$ 10,00.
O Festival Varadouro realizado pelo Coletivo Catraia, é patrocinado pela Petrobras e pelo Governo do Estado, está na sua sexta edição e tem se firmado como o maior evento de música autoral e independente da região norte.