Irmão e irmã terão reencontro após 80 anos

Homero e seu filho Francisco de Assis aguardam pelo encontro com Wanda (Foto: MarceloTorres/Sesp)
Homero e seu filho Francisco de Assis aguardam pelo encontro com Wanda (Foto: MarceloTorres/Sesp)

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) irá promover, na próxima quinta-feira, 6, um reencontro entre irmãos que não se viam há mais de 80 anos. Homero da Silveira, de 81 anos, que reside em Assis Brasil, foi separado de sua irmã Wanda Dantas, de 82, que mora em Pernambuco.

Ambos nasceram no Seringal Petrópolis, próximo a Assis Brasil, onde foram entregues para adoção. Homero ficou no Acre e Wanda foi para Manaus e depois para o Nordeste. Desde então, um não teve mais notícias do outro.

Wanda tem um filho que, coronel da Polícia Militar de Pernambuco e sabendo de toda a história, resolveu entrar em contato com um amigo da PM de Rio Branco para verificar algum vestígio de sua família no estado.

A Diretoria de Inteligência da Sesp iniciou, então, uma busca minuciosa. A partir da certidão de nascimento de Wanda, foram feitas consultas em bancos de dados, até que se chegou a Homero.

“Ao receber a ligação da equipe da Sesp, fiquei assustado no início, mas sabia da história de papai, separado dos irmãos ainda bebê. Imediatamente contei a ele, que ficou bastante emocionado”, relatou o filho do aposentado, Francisco de Assis.

Francisco ressalta ainda que, além de seu pai e da tia Wanda, existem mais cinco irmãos. Quatro moram no Rio de Janeiro e um reside em Rondônia. “O pai deles era do Rio Grande do Sul e, na época do extrativismo da borracha no Acre, trabalhava no Seringal Petrópolis como guarda-livros [contador]. A mãe era uma índia que faleceu durante o parto de Wanda”, explicou.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, disse que “é com grande satisfação e movido por um sentimento humanizado e solidário que o governo do Estado apoia esse reencontro”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter