atenção

IPVA 2022: Acre tem calendário definido

O imposto pode ser quitado em cota única ou em três parcelas mensais. Quem optar por cota única tem desconto de 10%

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Fazenda do Acre (Sefaz), definiu o calendário para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) referente ao ano de 2022. O contribuinte que pagar em cota única e até o vencimento terá desconto de 10%. O tributo pode ser parcelado em até três vezes.

O calendário do IPVA 2022 foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 09. O imposto e a taxa de licenciamento devem ser pagos anualmente, para que o automóvel continue circulando de forma regular.

A ordem de pagamento do tributo segue conforme o número final da placa do automóvel. Conforme a portaria publicada, o IPVA deverá ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e sucessivas.

Para o pagamento do imposto, o proprietário deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site www.detran.ac.gov.br, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município. O pagamento agora também pode ser feito por meio de Pix. A compensação dos boletos ocorre de 20 em 20 minutos pelo próprio sistema financeiro do órgão.

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2022 para veículos automotores usados:

Calendário IPVA 2022. Arte: Secom.