Com o propósito de garantir a segurança dos consumidores e direitos dos lojistas e comerciantes, o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem) realizou na última semana a Operação Carro Andando.
De cunho nacional, a ação fiscalizou lojas de autopeças que comercializam baterias de chumbo-ácido novas, remanufaturadas, reformadas ou recicladas de carros.
Ao todo, 20 estabelecimentos foram inspecionados. A equipe checou as baterias para verificar se elas continham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e as informações necessárias sobre o produto.
A existência do selo indica que as baterias foram submetidas a testes e aprovados para comercialização. Por isso, é necessária a compra no mercado formal para evitar produtos falsificados ou de procedência duvidosa.
“Essa é uma operação nacional em que todos os Ipems da federação realizam blitze para verificar se as baterias e congêneres comercializadas em Rio Branco detêm o selo de conformidade, como prevê a legislação”, explicou o diretor-presidente do Ipem, Felismar Mesquita.