Intervenção da bancada garante manutenção do investimento do MEC na implantação de Escolas Federais no Acre
Garantir a implantação de Unidades de Educação Profissional e Tecnológica em cada cidade pólo do país é um dos compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).
No Acre, será instalada uma Escola Técnica Federal em Rio Branco e duas Unidades Avançadas em Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. As Unidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul estão em fase de implantação com terrenos já viabilizados e os projetos arquitetônicos sendo finalizados para encaminhamento das licitações.
Na Unidade de Sena Madureira, o cronograma está atrasado, levando-se em conta que a prefeitura não apresentou o terreno ao Ministério da Educação em tempo hábil. Mas, o trabalho unificado da bancada federal deve viabilizar a implantação da unidade em Sena Madureira.
A senadora Marina Silva manteve contato pessoal com o ministro da Educação, Fernando Hadad, a quem fez ver que a retirada da Unidade do Acre representava grande prejuízo ao Estado e que comprometia o esforço do MEC em corrigir a dívida histórica do governo federal com o Estado na educação profissional.
O ministro garantiu à senadora que, em sendo apresentado os documentos requeridos pelo Ministério, o estado teria as três Unidades Federais de Educação Profissional e Tecnológica inicialmente previstas.
Ao mesmo tempo, o senador Tião Viana e os deputados federais, Perpétua Almeida, Nilson Morão e Henrique Afonso articulavam, junto à Secretaria de Educação Profissional do MEC, para que a unidade de educação profissional chegasse a Sena Madureira.
Para o representante do Governo do Estado junto ao MEC na implantação das escolas federais, Irailton Lima, do Instituto Dom Moacyr, a manutenção das unidades do interior representa importante investimento no desenvolvimento do Estado. “As unidades que o MEC está implantado se somam aos investimentos do Governo do Acre na expansão da oferta de formação profissional em todo o Estado. Essa somatória de esforços é fundamental para que sejam criadas as condições necessárias ao fortalecimento da força de trabalho local, o que será determinante nos próximos anos para o desenvolvimento sustentável do Estado. A atuação da bancada foi decisiva para isso, nesse momento”.