Investindo em fruticultura, comunidades avançam na produção

IMG-20160113-WA0008
Legenda: Moradores receberam espécies frutíferas cultivadas no viveiro da Ugai do Liberdade (Foto: Cedida)

Esta semana a comunidade do Complexo de Florestas Públicas do Rio Gregório recebeu mais de três mil mudas de espécies frutíferas para dar continuidade ao projeto de reflorestamento de algumas áreas da região.

“Com a distribuição de mudas atendemos o programa de reflorestamento, fortalecemos a segurança alimentar dessas famílias e o que excede da produção elas podem comercializar”, explica o chefe do escritório da Regional Juruá, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Isaac Ibernon.

As mudas são produzidas no viveiro florestal da Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Rio Liberdade, e abastece todo complexo. Com o acompanhamento e suporte técnico do Viveiro da Floresta, que fica em Rio Branco, esta é a primeira produção desde a restauração realizada no criadouro.

O Viveiro da Ugai tem capacidade para produzir 120 mil mudas por ano e as sementes são compradas dos coletores da região como mais uma forma de incentivar a comunidade. O chefe do departamento de Silvicultura da Sema, André Schatz, ressalta que é importante estimular a criação de um novo perfil de produtores na região.

“Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, esse projeto incentiva o eixo da fruticultura no Juruá, fomentando a cadeia produtiva daquela região, que tem um grande potencial. Além de melhorar a qualidade da alimentação do produtor, com a inserção das vitaminas encontradas nas frutas, estamos incentivando a criação de um novo perfil de produção”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter