Investimentos no setor de indústria geram emprego e renda no Acre

A fábrica já emprega 200 pessoas na área da construção civil (Foto: Angela Peres/Secom)
A fábrica já emprega 200 pessoas na área da construção civil (Foto: Angela Peres/Secom)

Previsto para ser inaugurado em maio, o Frigorífico de Exportação de Suínos Dom Porquito tem gerado emprego e renda na região do Alto Acre. O investimento gira em torno de R$ 58 milhões e vai consumir a produção de 350 produtores familiares. Localizada em Brasileia, a fábrica, que terá capacidade de abater 900 animais por turno e será 100% automatizada, já emprega 200 pessoas na área da construção civil.

Há duas semanas trabalhando na obra, João Henrique da Silva está empolgado com o novo emprego. “Sempre trabalhei com construção civil, mas estava parado havia um ano e cinco meses. Fui indicado por amigos e vou ganhar 1.400 reais mensais. Tenho vários conhecidos que também conseguiram emprego aqui”, ressaltou.

Com tecnologia de ponta, o abatedouro suíno deve expandir ainda mais a cadeia de carne, na região do Alto Acre, e virar nova referência no mercado, com geração de até 800 novos postos de trabalho. Se atualmente o estado possui duas mil matrizes de suínos, com sete mil animais em engorda neste momento, a expectativa é de que até o fim do ano o número salte para 4,5 mil matrizes.

Fernando Lima, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), ressalta a importância do empreendimento na economia acreana: “O impacto do frigorífico na geração de emprego e renda é muito positivo. Além das ofertas de trabalho no setor da construção civil, a obra aquece o comércio local”.

A Dom Porquito possui um modelo de empreendimento sustentável. A energia elétrica consumida pela fábrica será gerada por uma caldeira, enquanto o vapor e a água serão reutilizados para limpeza dos porcos. Os resíduos dos animais serão reaproveitados e transformados em ração para peixe.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter