Aproveitando a participação de representantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal no 20º Fórum de Governadores realizado em Belém, no Pará, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), finaliza o evento nesta sexta-feira, 13, com a realização de mais um fórum voltado a região Norte. O objetivo foi discutir estratégias voltadas ao crescimento a partir de investimentos em infraestrutura que devem ser tratados como prioridade.
Pelo Acre, participaram do evento o vice-governador, Major Rocha, o secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, e o secretário de Infraestrutura, Ítalo Medeiros.
Oferecendo oportunidades aos governadores e secretários para apresentarem seus programas e projetos voltados ao setor, a Abdib pretende apontar estratégias locais para a retomada do crescimento econômico suportadas por programas de investimentos em infraestrutura, importante vetor para o aumento da produtividade, da competitividade e do desenvolvimento social.
Para Major Rocha, o evento dá a oportunidade de conhecer e nivelar estratégias com outros estados e captar parceiros que colaborem com a infraestrutura e desenvolvimento do Acre. “Participar de um evento como esse nos faz acessar informações e parceiros para investimentos nesta região. O Acre é um estado que tem muita coisa a ser feita e neste fórum temos a oportunidade de apresentar nossos potenciais e captar possíveis parceiros que nos ajudem nesse desafio, que é melhorar nossa infraestrutura e fazer com que o estado se desenvolva”, disse.
O secretário de infraestrutura, Ítalo Medeiros, apresentou projetos voltados ao sistema de privatização de água e esgoto do estado, e ainda defendeu a integração entre microrregionais. “Estamos trabalhando na universalização dos serviços públicos de abastecimento de água, esgoto e, além disso, defendendo as ligações entre regionais. Já estamos avançados com as licenças ambientais e estamos trabalhando nas ligações entre Cruzeiro do Sul e Porto Valter, queremos ligar Feijó com Envira e o Pacífico a Pucalpa, isso ajuda no desenvolvimento da Amazônia como um todo”.
Acompanhando todo o evento o secretário da Casa Civil, José Ribamar, destacou o interesse do Estado em participar de todos os eventos que envolvem a Amazônia Legal. “É um compromisso participar de eventos como este que discutem o planejamento, a gestão, o meio ambiente e o desenvolvimento nos mais variados setores. O Acre é um dos estados mais assíduos entre essas discussões é de nosso interesse conseguir desenvolver o estado e fazê-lo crescer sócio, estrutural e economicamente”, finalizou.