Os investimentos realizados pelo governo do Estado através do Deracre no ramal do Panorama irão garantir a realização, este ano, da terceira edição da Feira do Peixe, que é realizada pela Associação dos Piscicultores do Panorama (APP). A feira funcionará desta terça-feira, 3. até a próxima quinta-feira.
Parte do ramal do Panorama foi pavimentada no ano passado, através do programa de pavimentação de ramais do Deracre, o que facilita o acesso de produtores e consumidores a uma das regiões que é referência na produção de pescado em Rio Branco.
Além do ramal, o Deracre, em parceria com a Seaprof e a Safra, também vai ajudar na montagem das barracas e na parte da estrutura da feira dos produtores. A associação tem hoje 30 sócios, e a previsão, de acordo com o vice-presidente da APP, Francisco Paulo, é de que sejam comercializadas mais de 20 toneladas de pescado.
Entre os peixes oferecidos pelos produtores do Panorama estão o tambaqui, o tambacu, o curimatã., surubim, piracuru e a tilápia. Os preços do pescado estão bem acessíveis. O peixe até 2 kg estará custando R$ 6 e o peixe entre 4kg e 10kg,R$ 10. “É um peixe tratado somente com ração e com água de boa qualidade”, enfatiza Francisco Paulo.
A quantidade de peixe comercializada não será maior por conta das enchentes que este ano fizeram com que muitos tanques fossem alagados. “Muitos de nossos produtores perderam todo o pescado que havia nos tanques e que seria comercializado agora na semana santa”, comentou o vice-presidente.
Apesar das dificuldades, somente no ramal do Panorama há 66 tanques de peixe em uma área de 74 hectares, o que torna a APP uma das mais importantes de Rio Branco.