Investimentos consolidam cooperativismo no Acre

Maquinário foi adquirido com recurso investido pelo governo (Foto: Angela Peres/Secom)
Equipamentos foram adquiridos com recurso investido pelo governo (Foto: Angela Peres/Secom)

Localizada no Distrito Industrial, em Rio Branco, a Cooperativa dos Moveleiros do Acre (Coopermóveis) é um modelo que deu certo. Há mais de dez anos no mercado, ela segue gerando empregos e movimentando a economia no Acre.

Famílias são beneficiadas com lucros da cooperativa (Foto: Angela Peres/Secom)
Famílias são beneficiadas com lucros da cooperativa (Foto: Angela Peres/Secom)

Graças a investimentos do governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e de Pequenos Negócios (SEPN), na construção de galpões e compra de maquinário, foi possível aperfeiçoar técnicas e dinamizar a produção.

Atualmente, a estrutura dispõe de quatro galpões para atender a demanda e beneficia 35 famílias indiretamente, gerando 22 empregos diretos.

Com qualidade de peças fabricadas, o grupo é credenciado para fornecer a produção às compras governamentais. Segundo Raimundo Mota, diretor-técnico da cooperativa, esse é mais um incentivo recebido pelo governo.

Mercado garantido

Ainda de acordo com Mota, a credibilidade que vem sendo conquistada junto ao setor empresarial também está dando mais fluxo ao trabalho.

Recentemente, um empreendimento inaugurado no Via Verde Shopping teve a maior parte do mobiliário confeccionada pelo grupo de cooperados.

Mobiliário de restaurante foi produzido pela Coopermóveis (Foto: Angela Peres/Secom)
Mobiliário de restaurante foi produzido pela Coopermóveis (Foto: Angela Peres/Secom)

Cadeiras, mesas, bancos e tapeçaria. Tudo com muito estilo e design para o mais novo espaço gastronômico Sugiro Sushi Bar e Pizza.

“Apostar na mão de obra local é uma forma de fomentar a economia e a geração de empregos. Além disso, há uma relação de custo-benefício que vale muito a pena, já que garantimos qualquer assistência sem demandar o tempo que leva quando se manda buscar fora”, comenta Mota.

Diretor relembra com orgulho história da cooperativa (Foto: Angela Peres/Secom)
Diretor relembra com orgulho história da cooperativa (Foto: Angela Peres/Secom)

Agora a Coopermóveis realiza uma pesquisa de campo que analisa os produtos que se encaixam no mercado nacional. Ao falar das propostas de negócios que já existem, ele relembra: “É muito gratificante saber que este projeto começou apenas com a coragem, no aluguel e no sufoco, com máquinas ultrapassadas. Graças ao apoio que recebemos, fomos legalizados e ampliamos nossa linha industrial. Hoje trabalhamos com capital de giro próprio, gerando receita para o Estado e com perspectiva de crescimento”.

O trabalho da Coopermóveis poderá ser conferido mais uma vez na maior feira de negócios do estado, a Expoacre, que começa neste sábado, 23, e vai até 31.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter