Into recebe infraestrutura paisagística

Into está recebendo mais plantas (Foto: Cedida)
Into está recebendo mais plantas (Foto: Cedida)

Quando o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into/AC) entrou em operação, no último dia 17, havia grama e poucas flores recém-plantadas em sua parte externa. Esta semana, o projeto paisagístico progrediu e mais verde se integra ao hospital.

Cerca de 90% da estrutura está concluída, entretanto a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) continua o trabalho na área. “Nesta arquitetura que privilegia a sustentabilidade é importante a composição do ambiente externo, o que foi considerado desde a concepção do projeto”, ressalta o titular da Seop, Leonardo Neder.

O paisagismo considera fatores como o estilo do prédio, clima, características do solo, topografia, disponibilidade hídrica e potencial estético das plantas. No caso do Into, a vegetação se integra à terapia de cura dos pacientes.

“Em edificações para serviços de saúde, onde é frequente a ocorrência de situações críticas e estressantes, envolvendo relações interpessoais e indivíduos com algum grau de sofrimento, os fatores ambientais definem condições de conforto e assumem responsabilidades significativas”. É a opinião do especialista Fábio Bitencourt, arquiteto e vice-presidente de Desenvolvimento Técnico-Científico da Associação Brasileira de Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (Abdeh).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter