Comemorado nacionalmente em 26 de julho, o Dia do Intérprete resgata a importância do profissional que possui como principal missão permitir e facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.
No Brasil, a educação de surdos surgiu em meados do século XIX, quando foi criado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. Batizada originalmente como Colégio Nacional para Surdos-Mudos, a instituição continua com suas atividades há quase dois séculos, período durante o qual muitas foram as conquistas para a comunidade surda, principalmente nas questões legais.
Entre os principais amparos legais, estão as leis nº 10.436 (2002), que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus recursos como meio legal de comunicação; e a lei nº 12.319 (2010), que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Libras.
Atendimento no Acre
O histórico das atividades públicas envolvendo a comunidade surda inicia na década de 80, mas ganha força e consegue estabelecer ações de sensibilização e conscientização do processo de inclusão social da pessoa surda, atendimentos exclusivos à pessoa surda e o maior diferencial, a formação de profissionais surdos e ouvintes para atuar nas escolas do estado com a criação do Centro de Apoio ao Surdo – CAS em 2005. Inicialmente, a rede pública contava apenas com três intérpretes, atualmente, são mais de 70 profissionais atuando como intérpretes em todo Estado. Em 2013 o Acre inicia uma nova ação com a inauguração da Central de Interpretes de Libras – CIL/AC, garantindo acessibilidade e efetiva participação do surdo em todos os setores da sociedade.
O trabalho já está bem solidificando, havendo cerca de 70 atendimentos mensais em 2017, com a previsão de ainda este ano a criação de uma nova Central no Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde já existe a contratação de quatro intérpretes que atuam no mesmo padrão da capital, e os ajustes para inauguração oficial já estão em andamento, garantindo a expansão do trabalho voltado para a acessibilidade de comunicação em todo Acre.