Acre é um dos estados que tem o menor índice de morte por leptospirose

Capacitação conta com representantes do Ministério da Saúde (Foto: Jorge de Oliveira)

Com o objetivo de atualizar enfermeiros, médicos e técnicos em enfermagem, o Ministério da Saúde realizou por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), uma capacitação de diagnóstico clínico e tratamento da leptospirose. A qualificação  ocorreu na terça-feira, 25.

O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento dos profissionais. A leptospirose, uma doença transmitida por animais infectados por meio do contato com água, solo e até alimentos, muitas vezes é confundida com a dengue, gripe e malária, já que na fase inicial da doença todas têm sintomas parecidos.

Stefan Vilges, do Ministério da Saúde, que conduziu a capacitação destaca da importância do evento. “Essa capacitação é uma forma de fortalecer a assistência dada pelos profissionais de saúde à população, já que o Acre é um dos estados que tem o menor número de casos de pessoas que vão a óbito por conta da doença”, enfatiza o consultor.

As palavras do especialista são confirmadas pelos dados da Secretaria Estadual de Saúde. No ano passado, por exemplo, nenhuma morte foi confirmada tendo como causa a  leptospirose. Em 2016, o Acre teve 95 casos da doença em todo o estado.

A doença tem maior incidência durante a época de chuvas.

A estudante de medicina veterinária, Lorena Domingues, destacou: “A leptospirose é uma doença sazonal, e apesar de se proliferar mais no período chuvoso, pode ocorrer em outras épocas do ano. A capacitação é bastante importante, para melhorar o diagnóstico já que ela pode ser confundida com outras doenças”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter