Representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), da Escola Estadual José Rodrigues Leite e o cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldarrago, reuniram-se esta semana para tratar do intercâmbio cultural e educativo entre Brasil e Peru, previsto para se realizar de 25 a 29 de agosto, em Rio Branco.
Uma vasta programação está sendo montada para recepcionar a delegação peruana, composta por 92 pessoas. Os peruanos retribuirão a visita de alunos e professores da Escola José Rodrigues Leite àquele país, realizada em setembro do ano passado.
A ação se apresenta com o objetivo de trocar conhecimentos científicos, políticos, culturais, linguísticos e gastronômicos entre os dois países. Os laços entre Brasil e Peru já vêm sendo mantidos há algum tempo nas áreas comercial, turística e diplomática. A iniciativa é a consolidação de uma relação entre vários setores, entre eles a educação.
Segundo o titular da SEE, Marco Brandão, “o intercâmbio tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. A ideia é que a equipe de gestores, pais e alunos do Consórcio Educativo Fermin Tangüis conheçam um pouco da realidade, história e costumes dos acreanos”.
Para o cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldarrago, esse processo cultural e educativo é de suma importância, “pois permite estreitar as relações entre os dois países. Nos últimos anos cresceu o número de brasileiros interessados em estudar no Peru e de peruanos interessados em estudar no Brasil. Temos que trabalhar para que esses sonhos se tornem realidade”.