Instrutores da Marinha ministram curso para policiais em Rio Branco

O curso foi encerrado nesta quarta-feira, 12, com a aplicação de prova teórica (Foto: Luciano Pontes)
O curso foi encerrado nesta quarta-feira, 12, com a aplicação de prova teórica (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O governo do Acre busca incentivar as ações de fomento à intensificação nas áreas de segurança pública no Estado. Para fortalecer as operações contínuas da Polícia Militar, quatro integrantes da Marinha do Brasil estiveram em Rio Branco para ministrar mais uma etapa do Curso para Condução de Embarcação do Serviço Público. Uma equipe de 20 policiais foi habilitada.

A formação abrange instruções de sobrevivência de náufrago, combate a incêndios, primeiros socorros, noções básicas de navegação, marinharia e outras. De acordo com o capitão da Marinha Lemos, as fiscalizações de navegação são uma preocupação da Marinha principalmente no período de inverno amazônico.

Policiais do Pelotão Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Terceiro Batalhão de Rio Branco e alguns de Sena Madureira participaram do curso, com duração de 36 horas e avaliações teórica e prática. O encerramento foi nesta quarta-feira, 12, na sede do Batalhão Ambiental.

Uma das conquistas da qualificação foi o credenciamento de três policiais que a partir de agora poderão ser instrutores nos próximos treinamentos. “É um curso importante porque garante que os policiais possam realizar o patrulhamento fluvial com segurança dentro da legalidade de suas funções”, explicou o comandante do Pelotão, major Negreiros.

As ações de fiscalização e inspeção naval têm tido o apoio da Agência Fluvial de Boca do Acre, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC). “O objetivo é proporcionar a segurança e prevenir acidentes hídricos, com ênfase nas embarcações de esporte e recreio”, comenta Lemos. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter