Instituto Socioeducativo promove encontro com mães na unidade Mocinha Magalhães

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) realizou nesta sexta-feira, 27, na Unidade Mocinha Magalhães, uma programação voltada aos internos e seus familiares.

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) foi convidada para participar do evento.

O propósito, segundo a direção da unidade, é estreitar o diálogo entre o ISE e a SEPMulheres na construção de novas alternativas para a ressocialização com inclusão social das adolescentes que cumprem medidas no sistema.

“Nosso maior objetivo é fortalecer os vínculos familiares, fazendo com que essas jovens reflitam sobre seus erros, e fazer com que a família participe de sua recuperação”, ressaltou o presidente do ISE, Rafael Almeida.

A abertura da atividade contou com mensagens de professores e conselheiros tutelares que mantêm um trabalho com as adolescentes. As internas homenagearam as mães com leituras de poesias, jograis e músicas.

“Estamos falando de meninas de 12 a 18 anos, todas com acesso educacional, conforme determina o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. Graças a essa equipe arrojada de governo, estamos aqui celebrando a vida e ajudando a restaurar laços de família, e isso requer uma atenção específica”, destacou a gestora da SEPMulheres, Concita Maia.

Esperança de dias melhores

A auxiliar de serviços do lar Gracinha da Silva Machado, 43, foi uma das homenageadas. Ela veio de Tarauacá visitar uma filha, que teve a liberdade restrita pela Justiça, por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

A mãe, que tem outros três filhos, ressaltou que a garota quer se empenhar nos estudos e sonha em ser médica. “Logo depois que voltar para casa, ela me disse que não vai mais mexer com drogas e quer estudar”, conta.